Gazeta Do Rio Pardo

Atiradores praticam tiro real em Mococa

Atiradores praticam tiro real em Mococa

Essa é considerada uma das práticas mais importantes dentro do Tiro de Guerra

 

No sábado passado, dia 20, os atiradores do Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo estiveram no Stand do Tiro em Mococa, que é homologado e pertence à 2ª Região Militar do Estado de São Paulo. Eles foram fazer uma das partes mais importantes do treinamento a que se submeteram no decorrer deste ano, ou seja, a prática de tiros reais.

“Agora eles já estão em condições de, se preciso for, fazer a defesa territorial com armamento”, assegurou o sargentoTokarski, chefe do TG rio-pardense. “Essa é a atividade fim da formação do reservista de segunda categoria aqui em nosso Tiro de Guerra”.

O sargento explicou ainda que o treinamento dos reservistas irá até o dia 1º de dezembro. No entanto, no dia 23 de novembro, às 19h30, haverá a formatura de encerramento, com uma confraternização a partir das 20h30 no salão de festas do Grêmio Nestlé. A participação neste evento de formatura, porém, será por adesão.

 

Turma de 2019

A turma de atiradores de 2019 já está definida. A seleção geral aconteceu em agosto deste ano, quando 300 jovens foram ao Tiro de Guerra para uma primeira avaliação. Em janeiro eles retornarão ao TG, do dia 2 ao dia 15, quando uma nova “peneira” será realizada e ficarão 150.

Depois disso, até o dia 28 de fevereiro será feita uma seleção mais minuciosa, com entrevista e exame médico, para que as particularidades de cada um sejam avaliadas, incluindo aulas escolares. Os 50 atiradores finais formarão a turma de 2019, que receberá as atividades anuais do TG a partir de março: instrução militar, ordem unida, treinamento físico militar, operação alvorada, curso de formação de cabo (realizado em Espírito Santo do Pinhal para oito Tiros de Guerra da região), participação em eventos municipais e nacionais, etc.

Sargento Tokarskie, do Tiro de Guerra: turma de 2019 já passou por pré-seleção