Entidade atende 80 pacientes no município, especialmente crianças
Há quase 10 anos o município conta com o nobre serviço realizado pela Associação Lucas Tapi, que presta apoio a pessoas com câncer, especialmente crianças. O projeto é fruto da dor de uma família, após perder um filho para a leucemia. A idealizadora da entidade é Ana Paula Tapi, mãe do Lucas, que morreu aos 10 anos de idade, em uma batalha contra a leucemia.
Em entrevista à Rádio Difusora nesta semana, Ana Paula disse que criou a Associação Lucas Tapi para fortalecer e ajudar os rio-pardenses que também enfrentam problemas semelhantes. Na ocasião, aproveitou para divulgar a campanha por doação de medula óssea.
No dia 3 de dezembro, das 9h00 às 13h00, a Associação Lucas Tapi em parceria com a Unicamp, organizará uma ação em busca de possíveis doadores de medula óssea. Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 35 anos de idade e fazer um pré-cadastramento.
“Temos vários casos de crianças pequenas com leucemia assistidas pela Lucas Tapi. Nossos guerreirinhos precisam muito. Temos a Gabi, que tem só 4 aninhos e está enfrentando a dura batalha de um câncer, de uma leucemia. E ela precisa muito, estamos correndo contra o tempo. Nossa assistente social, entrou em contato com a Unicamp, que sempre apoiou nossa Associação, e juntos estamos promovendo essa campanha”, explicou a presidente.
O telefone de contato para realizar o pré-cadastro é (19) 99263-4888.
No dia da ação, 3 de dezembro, uma equipe do Hemocentro da Unicamp estará presente para o procedimento de coleta de sangue dos interessados em participar como doadores. Posteriormente, todo o material é enviado para análise em Campinas.
“Tive um filho com câncer, o Luquinhas. Ele teve leucemia e precisou de um doador. Nem eu, nem seu pai, ninguém da família foi compatível com ele. É muito difícil encontrar alguém compatível, até mesmo dentro da família. Mas quem sabe aqui em São José ou na região tenha alguém compatível que possa ajudar a salvar uma vida. São várias crianças que estão precisando. Meu filho precisou e não conseguimos achar um doador. Infelizmente ele faleceu. Quando ele soube que estava com a leucemia, e quando ele entrou no banco para esperar um doador, todo dia ele perguntava para mim e para a médica dele, se tínhamos achado ‘um anjo’ para ele. Nós chamamos os doadores de anjos. E os estamos aguardando”, comentou.
Os candidatos a doação de medula devem ir até a Associação Lucas Tapi no dia 3 de dezembro, portando RG ou CNH para devida identificação.
Para a coleta de sangue, não é necessário que a pessoa esteja em jejum. Apenas 5 ml de amostra de sangue são retirados para a análise.
A Associação fica localizada na Rua Agenor Taddei, nº 48, Vila Bela Vista.
Parcerias
“Os pacientes são todos acolhidos. Atendemos não só crianças, mas também adultos. Qualquer pessoa que tenha câncer, a associação atende. Temos outros que vêm de outras cidades, ligam precisando de ajuda e nós ajudamos. Temos quase 80 pacientes atualmente”, explica a presidente da instituição, comentando que mantém ainda uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ana Paula observa que a Associação Lucas Tapi tem muitas carências, e não recebe até o momento nenhuma verba pública. “Precisamos muito de ajuda. Nossa renda vem do bazar, da família, amigos e parceiros. O amor que temos pelo o que fazemos, transborda, e a dificuldade passa a ser só um pequeno detalhe. Nós vamos à luta. Tenho um apoio muito grande da minha equipe. O que mais importa é o nosso objetivo”, comentou.
Segundo ela, a persistência em manter o trabalho vem das experiências que os integrantes da entidade já vivenciaram, na luta por tratamento de pessoas queridas. “Eu perdi um filho com câncer, fui família de paciente com câncer, então sei das necessidades. Nossa assistente social também perdeu a mãe com câncer, ela sabe o que é receber um familiar com câncer. As pessoas que trabalham na Associação passaram por isso, o que é um diferencial”, comentou.
“Temos portas abertas dentro do Hospital de Câncer Infantil onde o Lucas fez tratamento. A Associação Lucas Tapi é a única do país que tem uma parceria direta dentro do Hospital Infantil de Campinas. Os pacientes que procuram a Associação, já são encaminhados para lá, e a Secretaria da Saúde é avisada. Nós trabalhamos em união entre as redes. Tenho muita gratidão às pessoas de São José, que são carinhosas e caridosas, elas abraçam a causa da Associação”, completou.
Serviços oferecidos
Além de promover oficinas para os pacientes, a entidade fornece atendimentos psicológicos, fisioterapia e também suporte jurídico.
Quando o paciente procura a Associação, ele passa por uma consulta com a assistente social, que faz toda a anamnese necessária, procurando saber quais as necessidades do paciente e da família, se já possui ou não um encaminhamento no CROSS, se precisa de um BPC (Benefício de Prestação Continuada), ou de algum tipo de auxílio. “Todos os trâmites são feitos por nós para ajudar os pacientes”, acrescentou Ana.
“Oferecemos psicólogo, advogado, fisioterapeuta, tudo o que o paciente precisa. Não deixamos que a família e o paciente fiquem sobrecarregados. Cuidamos e zelamos por eles e por seus direitos”, disse.
A Associação Lucas Tapi fica aberta todos os dias e está disponível para receber visitas e mostrar como é realizado seu trabalho no município. Além de São José do rio Pardo, também há uma casa da Associação em Vargem Grande do Sul.
“Estamos fazendo uma campanha de mantenedores. As pessoas doam R$10,00 por mês, isso já ajuda bastante. É só ir até a Associação. A pessoa recebe um carnê e paga todo mês. Quem quiser também pode ser padrinho de uma criança, e quem não puder ajudar financeiramente, pode ir até a Associação fazer algo para nós. Nem que seja fazer um bolinho e levar para os pacientes. Estamos aceitando cestas básicas e brinquedos também, para o Natal”.
Os interessados em conhecer melhor o trabalho e rotina da Associação, podem se dirigir pessoalmente à entidade, localizada à Rua Agenor Taddei, nº 48, Vila Bela Vista (próximo ao Solar Supermercados). A entidade dispõe do perfil @AssociacaoLucasTapi no pelo Instagram. Outras informações podem ser obtidas ainda pelo telefone (19) 99263-4888.