Empreendimento foi inaugurado na sexta-feira passada, e vai abrigar demais serviços gradativamente
Desde a última segunda-feira (13), os serviços do Ambulatório Médico de Especialidades e da Área de Diagnóstico por Imagem passaram a funcionar nas dependências do Hospital da Unimed, cuja primeira fase foi inaugurada na noite de sexta-feira (10).
A parte ambulatorial conta com seis consultórios e os exames de imagem são de raios-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, densitometria óssea, ultrassom, ressonância nuclear magnética, endoscopia digestiva alta e baixa, ecocardiografia, entre outros exames.
Os outros serviços da Unimed serão realocados nas dependências do Hospital gradativamente. A mudança do Centro de Referência (CRU), por exemplo, demanda ainda certo tempo, em razão da complexidade das instalações de equipamentos, mas isto vem sendo preparado.
História
A solenidade inaugural, na noite de sexta, teve presenças de dirigentes do Sistema Unimed, dos diretores da Unimed Rio Pardo – Dr. Edmilson Rocha de Souza, Dr. Ray Alves dos Santos, Dr. Roberto Rodrigues Penhalbel e Dr. Hamilton Torres, autoridades municipais e regionais, médicos cooperados, credenciados e prestadores, colaboradores, representantes da imprensa e convidados.
Em seu pronunciamento, o diretor presidente da Unimed São José do Rio Pardo e também diretor presidente da Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista, Dr. Edmilson Rocha de Souza, falou sobre a história da cooperativa medida desde sua vinda para o município, em 1991, como grupo seccional e, depois, como singular em 1992, até os dias atuais. Citou as conquistas dos serviços próprios que são oferecidos aos clientes e sobre o início do projeto da construção de um hospital próprio. Lembrou o lançamento da pedra fundamental em 2014, as dificuldades enfrentadas e a parceria financeira com o Banco Santander.
Homenagens
Durante sua fala, o presidente da Unimed Rio Pardo destacou o empenho dos colegas médicos que faleceram neste período: Doutores Joelis Antonio Pedroso, Ricardo Ribeiro Florido, Mário Rodella Júnior, Maurício Mota Pacheco, Pablo Delgadillo Fuentes e Paulo Tavares Simas, ex-cooperado, fundador e dirigente por longo período.
Por fim, Edmilson Rocha de Souza agradeceu ao Sistema Unimed, dirigentes e técnicos, “pela troca de conhecimento e informações”, bem como a todos que participaram até mesmo de forma anônima. “Aos diretores, conselheiros e em especial aos cooperados pela coragem da realização”, disse.
Na ocasião também se pronunciaram o prefeito municipal Márcio Callegari Zanetti, Dr. Luiz Roberto Lins Ferraz (Diretor Vice-Presidente da Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista), Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia (Diretor Presidente da Fesp – Federação das Unimeds do Estado de São Paulo), Dr. Adelson Severino Chagas (Presidente da Unimed Participações) e Dr. Omar Abujamra Junior (Presidente da Unimed do Brasil). De maneira geral, os pronunciamentos enfatizaram a importância do Hospital para a cidade e a região tanto na geração de empregos e oportunidades, quanto na qualidade dos serviços e equipamentos.
Dr. Omar Abujamra parabenizou a diretoria e os médicos cooperados pela conquista e por colocarem à disposição da população do município e da região uma estrutura de ponta, sempre priorizando o cuidado integral do paciente.
A primeira bênção religiosa foi feita pelo Padre Marcelo de Lima Cavalcante ao final dos pronunciamentos.
Primeira fase
Localizada em uma área total de 38.000 m², a primeira fase do Hospital Unimed está em um terreno de 18.000 m², com uma área construída de mais de 4.000 m².
Após as obras estarem totalmente concluídas, o espaço vai abrigar Ala de Internação Clínica e Cirúrgica, Ala Oncológica, Pronto Atendimento, Sala de Urgência, Ambulatório Médico, Maternidade, Berçário, Sala de Atendimento Avançado, Salas Cirúrgicas, Lanchonete, Farmácia Comercial, Salas de Pequenos Procedimentos e Área de Diagnóstico por Imagem.
Classificado como de média complexidade, o Hospital Unimed terá uma equipe com cerca de 150 pessoas, entre colaboradores próprios e terceirizados, além do Corpo Clínico com dezenas de profissionais médicos de diferentes especialidades clínicas e cirúrgicas.
O Hospital atenderá, além dos próprios clientes, os clientes particulares, autogestões e outros planos de saúde e estará aberto a médicos não cooperados.