TG do município recebe cerca de 400 alistados por ano
As inscrições para o alistamento militar de 2022 estão abertas até o dia de 30 de junho. Jovens brasileiros nascidos em 2004, que completam 18 anos até 30 de dezembro de 2022, devem se inscrever exclusivamente pelo site https://alistamento.eb.mil.br.
A reportagem da Gazeta do Rio Pardo procurou o sargento Lenildo Pereira da Silva, responsável pelo TG 02038 para explicar mais sobre o processo de alistamento militar.
“O alistamento militar inicia-se no dia 1º de janeiro, e vai até dia 30 de junho. Todos os jovens nascidos em 2004 devem fazer o alistamento militar. O jovem que nasceu no dia 30 de dezembro, por exemplo, tem até o dia 30 de junho, para fazer. Se ele não fizer esse alistamento, vai concorrer com a turma dos nascidos em 2005, o que vai atrasar o processo”, explicou.
O TG de São José do Rio Pardo recebe cerca de 400 inscrições de alistamento por ano. Segundo o sargento, entre o final de agosto e início de setembro, os jovens passam por uma seleção geral, em que fazem exames médicos, e tem o primeiro contato com o Tiro de Guerra. “Eles passam por uma seleção geral e são pré-selecionados para uma etapa complementar”, disse.
Reformas
Desde 2020 o prédio do TG passa por reformas estruturais. Lenildo comentou a importância das adequações.
“Estamos melhorando as instalações para podermos acolher esses jovens, traze-los para um ambiente mais propício, que realmente os agrade em estar aqui. Estamos trabalhando todos os dias para entregar ao nosso público alvo, que é o jovem. Queremos reforçar o que a sociedade já sabe, que nosso atirador saia daqui com mais respeito, disciplina e com mais maturidade”, afirmou.
O espaço cultural, que é dedicado a memória de cada turma que já passou pelo Tiro de Guerra, também está sendo reformado. “Esse espaço é a menina dos nossos olhos. Estamos trabalhando constantemente para trazer o atirador mais antigo, e acolhe-lo melhor. Para que ele possa vir e identificar sua turma. Queremos proporcionar saudosismo e várias lembranças. Quem passa por aqui não esquece. Temos até mesmo a foto da primeira turma do TG, que foi em 1946, até a foto da última turma, que foi a de 2021”, disse.
O sargento revelou que estão faltando fotografias de duas turmas para completar o espaço: a de 1952 e dos atiradores de 1962. “Quem tiver foto dessas turmas, peço que tragam para o TG para que possamos expor”, pediu Lenildo.