A equipe da Secretaria Municipal da Educação fez um levantamento sobre o que os pais pensam com relação a retomada das aulas presenciais em tempos de pandemia.
A participação foi muito importante para planejar ações a serem tomadas no município na área da Educação, para o retorno das aulas presenciais. Foram encaminhados para todos os grupos dos professores e pais da rede municipal de ensino, um questionário via WhatsApp, no formato google docs, que teve um retorno com 2.683 respostas, considerando vários pais e responsáveis por mais de um filho.
Com a pergunta 4, foi possível analisar que 78,5% dos pais estão inseguros em enviar seus filhos para creche ou escola. Essa questão será importante para a Comissão Escolar de retomada das aulas analisar e propor intervenções, de como a escola poderá incentivar a família sobre o envio do filho(a) para escola/creche.
Na questão 5, foi possível analisar que 44,4% dos pais de alunos trabalham, e apenas 7,4% não estão trabalhando no momento. Segundo as respostas, 80,4% já retornaram as suas atividades laborais normalmente.
Com a pergunta 7, os responsáveis responderam que 32,9% das crianças ficam com as mães e 30,6% ficam com as avós ou avôs, que são os maiores grupos de risco para COVID 19, sendo um dado muito preocupante para rede e para o município.
As respostas da questão 8, apresentam uma participação de 91,8% das crianças nas atividades remotas. De acordo com a secretaria, diante desse resultado, o objetivo da equipe pedagógica, gestores e professores estão sendo atingidos.
A porcentagem de 8,2% que não estão realizando as atividades é importante, porque através desse dado, a Secretaria pode traçar ações de recuperação pós-pandemia para essas crianças que por muitos motivos não conseguiram realizar as atividades remotas.
Na questão 9 foi perguntado se os pais ou responsáveis concordam com as atividades remotas. O resultado apresentado foi de 66,8% que concordam e 33,2% que não concordam. Porém, na questão 10, que a pergunta é sobre ser a favor ou contra essas atividades remotas continuarem até o final do ano 2020, a porcentagem favorável foi de 72,5%, e o resultado prova que a maioria dos pais ainda estão com receio de enviar as crianças para escola ou creche.
Para concluir, percebemos que 79,7% dos pais ou responsáveis não concordam com a retomada das aulas presenciais, porém está sendo elaborado um protocolo sanitário e pedagógico, para toda rede municipal, com diálogo, reflexão sobre os caminhos necessários e planejamento, para executar planos de ação que deverão garantir a educação e qualidade de vida a todos.