terça-feira , 23 abril 2024
Início / Últimas Notícias / EE Tarquínio Cobra Olyntho faz 90 anos

EE Tarquínio Cobra Olyntho faz 90 anos

EE Tarquínio Cobra Olyntho faz 90 anos

Escola é de 1928 e conta atualmente com 260 alunos, 15 professores e oito funcionários

A E.E. Tarquínio Cobra Olyntho está em festa no ano em que comemora 90 anos de história. Tradicional e bem-conceituada, a escola foi criada pelo Decreto 2.426 de 24 de fevereiro de 1928, no governo de Júlio Prestes, graças a Tarquínio Cobra Olyntho, então secretário do diretório pblico local. Inicialmente chamada de 2º Grupo Escolar, foi instalada no dia 1º de março do mesmo ano, em um prédio alugado pelo município.

Em agosto, passou a funcionar em um sobrado (hoje já demolido), ficando até 1939. Nesse meio tempo, em 1936, por ato do governador, o 2º Grupo Escolar recebeu o nome de “Grupo Escolar Tarquínio Cobra”, sendo chamado assim até 1950.

No ano de 1941, em 12 de julho, fez-se a inauguração do novo prédio, sede própria da escola, na Praça Capitão Mário Rodrigues, nº01, onde funciona até a presente data. O evento contou com a presença das autoridades locais, comunidade, alunos, professores e o diretor da escola, Mário Roberto de Sylos.

E 1976, com nova alteração no nome, passou a ser E.E.P.G “Tarquínio Cobra Olyntho”, até 1998, quando finalmente, recebeu o nome atual de E.E. “Tarquínio Cobra Olyntho”.

Hoje, com a equipe gestora composta pela diretora Ariane Schiavon, vice-diretora da Escola da Família Maria Amélia Minucci e a professora coordenadora Rita Perri, e escola atende cerca de 260 alunos matriculados, uma equipe composta por 17 professores e 8 funcionários, que trabalham em prol dos alunos e da comunidade atendida pela unidade escolar.

E neste ano, para agregar ainda mais valor ao trabalho já desenvolvido, a escola foi contemplada com o Projeto Adoção Afetiva, uma parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) e a Secretaria da Educação, com o apoio das associações representativas da atividade extrajudicial: SINOREG/SP, ARISP, ARPENSP, CNB-SP, IEPTB/SP e IRTDPJ/SP e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O objetivo é aproximar os Cartórios paulistas das escolas estaduais, promovendo atividades conjuntas em benefício da comunidade (pais e alunos), essenciais na formação de cidadãos conscientes.

As ações dessa adoção, realizada pelo Registro de Imóveis e anexos de São José do Rio Pardo, na pessoa de Carolina Baracat Mokarzel de Luca, já estão acontecendo, como a doação de ovos de Páscoa para os alunos, livros para a Sala de Leitura, parceria com a Unip para trato na escola e demais ações envolvendo toda a comunidade escolar. Isso concretizará o que a direção da escola define como gestão democrática e participativa, onde o objetivo é sempre proporcionar o melhor para os alunos.

As comemorações se estenderão ao longo de todo o ano letivo, sendo marcada por uma solenidade oficial no dia 20 de abril, quando haverá participação dos alunos, pais, convidados e autoridades locais.

Fotos

O nome atual de E.E. “Tarquínio Cobra Olyntho” foi definido em 1998

Alunos receberam ovos de Páscoa e livros para a Sala de Leitura

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *