quinta-feira , 18 abril 2024
Início / Cidade / Solicitação é aprovada e a Guarda terá duas viaturas
José Fernando Folharini, secretário municipal de Segurança e Trânsito

Solicitação é aprovada e a Guarda terá duas viaturas

“É um suprimento que estávamos precisando, temos uma viatura só”, diz Folharini

Na terça-feira, dia 26, foi aprovada pela Câmara Municipal a solicitação de recursos da Secretaria de Segurança e Trânsito para aquisição de duas viaturas novas para a Guarda Civil Municipal. Gazeta procurou o secretário José Fernando Folharini para falar sobre o assunto.

“A necessidade é total. Infelizmente a cidade tem várias deficiências, não só em ferramental, mas também em material humano. Esse é um suprimento que estávamos precisando, temos uma viatura só. Estou aqui desde o dia 1º de abril de 2018 e antes disso já estavam só com uma. Temos duas motos que são do ano de 2010/2011 e já estão muito usadas, mas estamos mantendo assim. A ideia era comprar duas motos e dois veículos novos, mas o cobertor é curto, tão curto que precisamos fazer esse projeto de lei pra ser aprovado na Câmara. Agradeço aos vereadores, que sabem da nossa situação e que aprovaram esse projeto de suplementação, onde está vindo parte de uma verba da administração para completar com o pouco que nós temos pra poder adquirir as viaturas”, conta o secretário.

Segundo Folharini, o próximo passo será abrir a licitação e esperar que as empresas que fornecem os preços dos veículos compareçam para fechar o negócio. “Com duas viaturas, apesar de ser pouco, já melhora muito a parte de ronda e fiscalização. Para nós vai ser muito proveitoso ter esses dois veículos novos”, comenta.

Guarda Civil

Uma das principais funções da Guarda é fazer as rondas costumeiras para cuidar dos locais públicos, passando em praças, escolas, atendendo as Secretarias e obras. “Vamos ter que fazer um trabalho em cima da Ponte Nova, precisaremos estar lá com a guarda quando forem colocar a tubulação, vamos ter que direcionar o trânsito”, explica José Fernando.

“Nós tivemos um curso formando e capacitando a guarda, dando condições para eles estarem atuando em todos os campos que liga a segurança pública da cidade. Já tivemos vários eventos de apreensão de drogas, prisão de pessoas envolvidas com isso. O leque de atendimento da Guarda Municipal aumentou muito, dada a lei federal 13022. Mas claro que temos limitações, com relação a viaturas, até mesmo pessoas, nossa equipe é pequena. Às vezes estamos em uma ocorrência e outros ligam, mas não podemos atender porque já estamos resolvendo um problema. É uma situação chata, mas é o que temos hoje. Estamos tentando nos desenvolver mesmo dentro dessa situação, visando o melhor para a cidade. Qualquer pessoa que tiver um estabelecimento, tendo na frente um guarda passando, tem a sensação de segurança. Porque a pessoa sabe que com eles ali, dificilmente vai acontecer algo errado. Estamos colocando pelo menos dois guardas durante a parte da manhã e à tarde, para circular pelo centro da cidade. Estão indo no Vale todos os dias também, no Centro Comercial”, finaliza Folharini.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *