quarta-feira , 22 setembro 2021
Início / Sem categoria / Itaiquara é arrendada pelo Grupo Ipiranga Agroindustrial
Usina Itaiquara

Itaiquara é arrendada pelo Grupo Ipiranga Agroindustrial

Contrato valerá por 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação

Em Recuperação Judicial desde o final de 2019, a Usina Itaiquara terá parte de suas atividades arrendadas para o grupo Ipiranga Agroindustrial, uma das maiores empresas canavieiras da região.

As negociações começaram há vários meses e segundo prevê o contrato, o arrendamento ocorrerá pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação, exceto em relação à fábrica de fermento.

Parte dos funcionários de todos os setores da usina será demitida e deve receber os direitos trabalhistas, mediante negociação com os sindicatos das categorias.

Segundo as informações, a retomada dos trabalhos dará prioridade às contratações de mão de obra local, com provável absorção dos demitidos, além de novas admissões em razão das atividades a serem exercidas, tal como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

Crise antiga

A Itaiquara, um dos grupos empresariais mais antigos da região, vem enfrentando grave e longa crise financeira, o que resultou na Ação de Recuperação Judicial proposta em outubro de 2019, na tentativa de manter a atividade empresarial e empregos.

Como parte do pacote de recuperação, em 2019 a Usina de Tapiratiba dispensou cerca de 100 trabalhadores. Segundo o Sindicato da categoria, nem todos eles receberam, ainda, as verbas rescisórias.

O Sindicato aguarda os próximos dias para poder se posicionar em relação aos desdobramentos do processo de arrendamento, que deverá resultar em novos funcionários dispensados.

O grupo Ipiranga Agroindustrial já atua na região, onde mantém uma usina em Mococa. Também é dona de outra empresa canavieira em Descalvado.

Com informações da RPA News

Confira também

Rematrículas e matrículas da rede pública são prorrogadas

Processos de rematrícula e inscrição de matrícula para o ano letivo de 2022 podem ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *