segunda-feira , 25 novembro 2024
Início / Colunas / Semana Festiva

Semana Festiva

Nascido em Núrcia, na Itália, por volta do ano 480, no seio de uma família nobre, Bento deixou os estudos para dedicar-se à vida monástica. Após um período de vida eremítica, fundou diversos mosteiros para os quais compôs uma regra – a Regra de São Bento – caracterizada pelo equilíbrio entre oração e trabalho. A influência destes mosteiros foi determinante para a evangelização e cultura europeia durante toda Idade Média. São Paulo VI o declarou patrono da Europa. Sou “cliente” de São Bento há muitos anos; ele é especialista em afastar de nós o demônio. O fato de meu filho Joaquim ter nascido no dia de São Bento muito me alegrou. Minha mãe no ano de 1982, faleceu no dia de São Bento.

Por meio de São Bento, o Senhor realizou muitos milagres; Quero contar alguns:

O primeiro foi em Éffide, onde em uma casinha muito simples ele adotou uma vida de oração e austeridade. Um dia, sua ama pediu uma vasilha de barro emprestada a um vizinho. Sem querer, deixou cair o vaso que ficou estilhaçado. A moça, envergonhada com o acidente, desatou a chorar. Quando São Bento chegou em casa, vendo a aflição de sua ama, recolheu os cacos, rezou e devolveu o vaso à jovem, como se jamais ele tivesse sido quebrado. A vasilha foi colocada na porta da igreja da aldeia para que todos a vissem e sua fama de milagreiro espalhou-se por toda a região.

Conto outro milagre, que ocorreu quando ele já levava vida monástica:

Um menino chamado Plácido caiu num rio quando tentava recolher água. São Bento estava dentro do Mosteiro; viu o acidente através de uma visão e pediu a um monge chamado Mauro, que acudisse o menino. Mas, Mauro respondeu-lhe que não sabia nadar; como resposta, recebeu a ordem de confiar em Deus. Obedeceu e, andando sobre a água, resgatou o menino. Tempos depois, relatando o acidente, Plácido – que se tornou monge, e santo – declarou que viu São Bento caminhando ao seu encontro.

Entre tantos milagres, relato mais um: Próximo ao mosteiro onde morava São Bento, havia uma grande pedra que havia servido e altar para sacrifícios a um deus pagão. Os monges tentavam retirar a pedra, mas a tarefa parecia impossível, por mais que se tentasse. Os religiosos, então, chamaram São Bento; este constatou que a pedra estava sendo sustentada por demônios e fez, em direção a ela, o sinal da cruz. Os demônios fugiram e a pedra pôde ser removida.

Nesta última quinta feira, aproveitando a visita da família da Cris, uma das minhas netas, que mora nos Estados Unidos, fizemos um arraialzinho com fogueira, foguetes e comidinhas típicas; foi muuuito bom.

Ontem, nosso programa era continuar em festa aqui na minha casa; deve ter acontecido um parabéns para quatro netinhos do Marcos: o Gastão e a Isabel completando um ano; a Luísa e a Olívia, três anos. Minha filha Lúcia, que é psicopedagoga, coordenadora de escola e gosta do ofício, preparou atividades para as crianças; na próxima semana, contarei como foi.

Amanhã, dia 16, é dia de Nossa Senhora do Carmo e Dia do Comerciante. Na correntinha que uso ao pescoço tenho uma medalhinha de Nossa Senhora do Carmo; Ela prometeu uma assistência muito especial a seus devotos à hora da morte.

No dia 19, Dia Nacional do Futebol.

No dia 20, Dia Internacional da Amizade. Que o Espírito Santo nos ilumine para que sejamos bons amigos e cultivemos com muito amor nossas amizades. “Se você quer ter amigos, deve ganhá-los através do amor, da simpatia e da sinceridade.” (Pe. Luiz Cechinato)

ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Ó Espirito Santo, amor do Pai e do Filho!

Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizer, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a vossa glória, o bem das almas e a minha própria santificação. Ó Jesus, toda minha confiança está em Vós. Ó Maria, templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.

Que o Senhor conceda a todos nós uma semana feliz, plena de Suas bênçãos.

Confira também

Pá de cal

O INCRA cumpriu determinação de seu Conselho Diretor e encerrou definitivamente o processo administrativo no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *