quinta-feira , 18 abril 2024
Início / Cidade / Yasmim fala sobre as conquistas na natação
Yasmim e Iury

Yasmim fala sobre as conquistas na natação

Boas colocações nas últimas competições animam e atleta sonha com Campeonato Brasileiro e Olímpiadas 

Yasmim Reis Abrão, nadadora de 15 anos de idade, disputou na sexta-feira passada, dia 1º de julho, a final dos 100 metros nado costas, no Campeonato Brasileiro Interclubes de Inverno, no Rio de Janeiro, chegando na quinta posição. Yasmim também disputou a final nos 200 metros nado costas e terminou na oitava posição. Ela compete pelo Sport Club Corinthians Paulista e fez parte da equipe do Centro de Formação de Natação do DEC.

A rio-pardense se mudou no início do ano para São Paulo, para poder treinar no clube poliesportivo do Corinthians. Yasmim e seu pai, Iury Feres Abrão, também técnico do Centro de Formação de Natação do DEC, falaram sobre os resultados e planos na modalidade.

“Fui para o Campeonato Brasileiro, com a cabeça pensando na final, em ficar entre as oito finalistas dos 100 metros costas. Veio a grande surpresa, fiquei em 8º, passei para a final que seria a tarde, e nessa final eu conversei muito com meus técnicos, o Taba e o Cauê, e também com meu pai. Eles sempre acreditaram em mim, que eu conseguiria outras melhores posições, fui com a cabeça limpa, para me divertir, consegui a 5ª posição (100 metros nado costas) e fiquei bem feliz. Além dessa final, consegui a segunda da minha vida, que fiquei em 8º nos 200 metros nado costas, que era uma prova bem difícil de eu pegar a final. Eu não estava esperando, estava em 14º e fui para a 8ª posição, acabei melhorando o tempo, foram minhas duas melhores marcas e fiquei muito feliz”, relatou a atleta.

Grandes mudanças

Yasmim contou sobre as mudanças que precisou enfrentar para começar a treinar no Sport Club Corinthians Paulista. “Fui para lá dia 10 de janeiro, fiz os treinamentos com três técnicos que deram bastante apoio, Emerson, Cauê e Taba. Essa etapa do começo do ano foi bem difícil para mim, porque além de mudar de cidade, tive mudança de escola, de ritmo de treino, e de piscina. Aqui em São José eu treinava em uma piscina de 25 metros, que é a do Vale, e em uma de 12,5 metros que é da academia. Tive a mudança para a piscina Olímpica, que é de 50 metros, então foi um começo de ano de grandes mudanças”, contou.

Iury comentou sobre como preparou a mentalidade de Yasmim para lidar com o esporte.

“Eu converso muito com a Yasmin. Sabemos que o adolescente é muito imediatista, quer as coisas de imediato. Eu sempre foquei a cabeça dela, que aos poucos, com seu trabalho e esforço, vamos conseguindo os méritos”, disse.

Segundo ele, a programação tem foco no médio e longo prazo. “Hoje ela está colhendo os primeiros louros de um trabalho que começou lá atrás, nas categorias inferiores”. Conforme observa, aqui no Brasil, muitos campeões das categorias de 11, 12 anos, que não conseguem nadar aos 15 ou 16 anos da mesma forma que a Yasmin. “É gradativo, a Yasmim vem melhorando suas marcas de ano a ano. Nós esperamos que no final deste, essas posições de 5º e 8º lugar melhorem, chegando até as medalhas do Campeonato Brasileiro que teremos no final do ano”, comentou.

De acordo com o treinador, na categoria infantil ela nunca figurou entre as melhores do estado de São Paulo. “Este ano foi a primeira vez que conseguiu medalhas em campeonatos paulistas, ficou em 2º lugar nos 200 metros nado costas e em 3º nos 100 metros. É algo gradativo que é bom para o atleta também, que não recebe uma carga muito grande e acaba progredindo em uma vida mais prolongada e não fica tão estressado”, completou.

Natação na infância

A rio-pardense começou a entrar no mundo da natação aos seis meses de idade. “Mas quando eu tinha seis anos, eu não gostava de competir, porque era uma coisa bem diferente do treino, e eu não era acostumada a aquecer de manhã, entrar na piscina gelada e isso me assustava. Toda vez que eu ia para minha prova eu acabava chorando e não nadava. Acho que minha jornada na natação foi bem natural, porque quando eu não gostava, meus pais falavam que estava tudo bem. Depois disso fui experimentando novas coisas, fui crescendo e pegando gosto pela natação. Comecei a gostar de treinar e de competir”, contou.

Parceria com o Corinthians

Iury contou que este é o terceiro ano em que São José do Rio Pardo tem parceria com o Corinthians. “Somos polo do Sport Club Corinthians, representado pelos melhores atletas aqui de São José do Rio Pardo. A Yasmim treinava aqui em São José e competia pelo Corinthians, como ela ia fazer o colégio e tinha toda uma estrutura lá no clube, favorável e grande, achamos melhor ela ir morar com a avó, em São Paulo e começar a fazer o colégio lá”, revelou o pai.

Para Yasmim, a dedicação ao esporte deve acontecer 24 horas por dia. “Temos que nos esforçar todos os dias, desde a alimentação, o sono, e o treino em si. Eu saio de casa 14h45, chego no clube às 15h00, as meninas têm musculação de terça e quinta-feira, em que fazemos um trabalho individual só com meninas e o preparador físico Cauê. A musculação dura cerca de uma hora e é bem intensa. Logo depois, 17h30 nós caímos na água e fazemos o treino na piscina até 20h00. Os treinos são de segunda a sábado”, contou.

Ela explicou que para se dedicar ao esporte, é preciso abrir mão de muitas coisas e ter princípios básicos, como humildade, perseverança e foco. “Se você tiver essas três coisas dá para colher bons frutos. Você precisa abdicar algumas coisas que gosta de fazer. Eu tive que abdicar minha família, amigos, meu lar aqui em São José para ir para São Paulo em busca do meu sonho. A natação me abriu muitas portas, fiz novos amigos e aprendi muitas coisas lá. Acho que o esporte nos ensina isso. Podemos ter altos e baixos, ganhar e perder com isso, mas na minha opinião, no esporte a gente só tem a ganhar”, declarou.

Metas

Como meta na natação, a adolescente almeja ser campeã brasileira. “Além disso, acho que todo esportista tem o sonho de participar de uma Olimpíada e isso é o que estou buscando. Quero me tornar uma nadadora profissional”, disse.

A próxima competição da qual Yasmim participará, é o Campeonato Brasileiro de Verão, que será em Recife. “Temos quatro meses e meio para nos preparar. É a competição mais importante que vale de critério para continuar no Corinthians e para mim tem um critério mais forte ainda, que é para eu conseguir passar para o Júnior, a equipe principal do clube. Estou muito animada e esses quatro meses serão de uma rotina bem intensa”, encerrou.

Yasmim, que tem cidadania portuguesa, em dezembro poderá participar do Campeonato Português.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *