Álbum “Sambão Chic” será distribuído em escolas e plataformas digitais
No próximo dia 25 de junho, o grupo rio-pardense “Samba do Chicão”, irá lançar um CD com 10 músicas autorais. A banda, que esteve em uma turnê no Uruguai no início do ano, aproveitará a oportunidade para gravar o primeiro DVD.
O álbum autoral chama-se “Sambão Chic” e foi gravado em um estúdio em Poços de Caldas. Filipe Fontão, compositor e integrante do Samba do Chicão, falou sobre o trabalho em entrevista ao Jornal do Meio Dia nesta quinta-feira, 1º de junho, falando ainda sobre o processo de produção e lançamento do disco.
O CD é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura Criativa do Estado, com apoio do PROAC. O trabalho foi patrocinado pela Rioplastic, Evolução, Empório São José e a indústria farmacêutica, Lipson Cosméticos.
Segundo Filipe o projeto começou a ganhar forma em julho do ano passado, quando começou a ser escrito junto com o produtor Marco Antônio Machado.
“Escrevemos o projeto, enviamos para o PROAC, que aprovou no final de julho. Em agosto começaram as captações. A partir de 60% do projeto captado pelo PROAC, já consegue-se iniciar a execução. A primeira fase do CD que foi a pré-produção, onde escolhemos o repertório, definimos os arranjos, foi em setembro de 2022. A gravação, iria acontecer em dezembro, mas prorrogamos para janeiro, para ter um tempo maior. Foram praticamente 10 dias gravando em estúdio. Gravamos com o David Santos, que é um grande músico. Ele fez a captação do áudio, a mixagem e a masterização. Após esse primeiro processo, têm os registros das músicas, com os fonogramas prontos, fiz todo o cadastro das composições. Com os cadastros e os números de registro feitos, enviei tudo para o estúdio, que colocou todas as informações dentro de cada faixa de disco, que é o que ajuda para o recolhimento de direitos autorais, que não é só do compositor, é de todo mundo que participa do processo. Quem fez o arranjo, quem executou a música, interpretou”, explicou.
Com todos esses dados compilados, iniciou-se o processo da prensagem de 500 cópias de discos, o que levou 40 dias, segundo Filipe.
No dia 25, o álbum será lançado nacionalmente e internacionalmente em todas as plataformas digitais. “Vai tocar em mais de 200 rádios do Brasil e esperamos levar nosso som o mais longe possível”, comentou.
Show de lançamento
No projeto já era previsto um show de lançamento do CD, que está marcado para domingo, no dia 25 de junho, às 16h00, na Praça do Mercado. O evento será público.
“A contrapartida desse projeto é trazer ações públicas. Uma dessas ações é o lançamento e além disso, vamos fazer a doação de 20% dos discos para as entidades e escolas de São José do Rio Pardo. Além dessa doação, resolvemos fazer pocket shows em cada escola que formos, para fazer mais sentido, e falarmos um pouco sobre a construção do nosso trabalho, mostrar para a população, para os alunos, um trabalho autoral, são sambas rio-pardenses. Queremos levar um pouco dessa cultura para as escolas”, disse Filipe.
“Apesar de nossa região, a cultura dela pensar sempre em música raiz, sertaneja, que faz parte do cotidiano do campo, a nossa região, historicamente, sempre fez parte do samba também. Fomos pesquisar um pouquinho e existe um movimento do samba chamado Samba Rural Paulista, em que um de seus maiores compositores é Geraldo Filme, que era de São João da Boa Vista. Vivemos em uma região onde a escravidão esteve presente no nosso passado e com certeza se formos vasculhar, tem samba aqui na história de Rio Pardo. O samba faz parte dessa cultura que os negros trouxeram dos tambores, da própria religião”, comentou.
Felipe falou sobre a capa do disco, que foi fotografada no famoso Bar do Chicão, no bairro Fartura, em São José.
“Começamos esse projeto há 6 anos, no Bar do Chicão. Fizemos questão de faze-la lá, porque tem tudo a ver com a história desse disco. Para nós é uma grande realização e um marco na história do nosso grupo”, revelou.
Durante o show de lançamento do CD na Praça do Mercado, será gravado o primeiro DVD da banda.