No ano da pandemia, o mercado de trabalho aumentou mais de 700% em todo o país
Já estão abertas as inscrições para uma nova turma do curso técnico de enfermagem, oferecido pela Fundação Educacional de São José do Rio Pardo. Há mais de três décadas, a instituição atua formando profissionais para a área da saúde e com isso fortalecendo a mão de obra local para esse segmento.
Desde sua criação em 1987, o curso já contribuiu para a formação de 887 profissionais.
Segundo a Catho, uma das principais plataformas on-line de vagas de empregos, em meio à pandemia no ano de 2020, o mercado de trabalho para o técnico em Enfermagem no país demonstrou um aumento de 708% na sua demanda em relação ao mesmo período (março) do ano anterior. Esse aumento, segundo a empresa, ilustra a necessidade desses profissionais que atuam na linha de frente, realizando desde a triagem até atendimentos mais específicos para auxiliar a equipe médica como um todo.
Salário
Por força do Piso Nacional da Enfermagem, estabelecido em lei federal de 2022, o valor atualizado da remuneração para os técnicos de enfermagem é de R$ 3.325,00.
Segundo o Ministério do Trabalho, por lei, o técnico em Enfermagem pode receber um acréscimo de 10%, 20% ou 40% – com base no salário mínimo vigente no país – que corresponde ao adicional de insalubridade para a área. Esse benefício é garantido para aqueles que trabalham expostos a agentes nocivos no seu dia a dia, como é o caso de milhares de profissionais da saúde.
A área de formação oferece um leque de oportunidades, para atuação no setor público ou na iniciativa privada. Desde redes de farmácias e drogarias, serviços de saúde, como laboratórios, clínicas, consultórios, hospitais, além de atendimentos domiciliares. Recentes concursos públicos ou processos seletivos, por toda a região, oferecem vagas para profissionais dessa área.
Algumas das principais atividades desempenhadas são: Reabilitação de pacientes; Preparo de pacientes para exames; Assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos; Atendimentos de triagem; Realização de procedimentos na urgência/emergência; Suporte à equipe médica em geral.
Além disso, é possível encontrar técnicos em Enfermagem atuando nos mais diversos lugares, com os mais variados tipos de pacientes. Algumas possibilidades são: Hospitais e clínicas; Postos de saúde; Centros de reabilitação; Laboratórios de análises clínicas; Empresas e indústrias; Asilos; Atendimento home care.
De acordo com a Fundação Educacional, o curso por ela oferecido tem duração de três semestres, em 1.800 horas, além de 600 horas de estágio prático.
Interessados podem ser obtidas no site da Fundação Educacional (fundacaoeducacional.com.br) ou na secretaria da escola, à Av. Dep. Eduardo Vicente Nasser, 832.