terça-feira , 3 dezembro 2024
Início / Cidade / Cidade registrou mais de 100 casos de dengue no ano passado

Cidade registrou mais de 100 casos de dengue no ano passado

De maneira geral, ocorrências têm sido registradas por quase todos os bairros e zona rural

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no ano de 2023 houve registro de casos confirmados de dengue em 626 municípios de São Paulo, o equivalente a 97% do estado. No total, até a última semana de dezembro, foram quase 320 mil casos, com um total de 284 óbitos.

O monitoramento de doenças causadas pelo Aedes aegypti é feito pela SES semanalmente, com o objetivo de deixar os municípios preparados para adoção de medidas de controle, implicando em ações para eliminação de focos e criadouros do mosquito.

As chuvas que caem nessa época do ano, aliadas ao calor intenso, auxiliam nas condições para a proliferação do Aedes aegypti, que se adapta à reprodução não somente em utensílios com água limpa, mas também em plantas, entulhos, obras, folhas, ralos de esgoto, ou seja, onde possa haver água parada, suja ou limpa.

Situação local

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Erica Bertelli, no ano de 2023, a cidade contabilizou 101 casos de dengue, todos eles autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, nenhum deles a hemorrágica – forma mais grave da doença.

Ela afirma que o tempo médio de espera entre a coleta de material para exame e a divulgação dos resultados é de 10 a 15 dias. E que não houve internações via SUS relacionadas à dengue durante o ano de 2023.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal, os bairros com maior incidência de casos positivos de dengue em São José foram: Buenos Aires, Maria Boaro, Centro, Vale Redentor, Vila Maschietto, Vila Brasil e Zona Rural.

Perguntada sobre os recursos investidos nas ações de combate à doença, no ano que passou, a secretária disse que isso está sendo consolidado e serão divulgados oportunamente.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *