• Notícias
  • |Anuncie
  • |Assine Gazeta
  • |Contato

+ Página Inicial
  • Editorial
  • Mural
+ Notícias
  • Agricultura
  • Artigos
  • Casamentos
  • Cidade
  • Economia
    Empregos
  • Educação
  • Esportes
  • Obituário
  • Policial
  • Política
    Direto Brasília
  • Regionais
  • Religião
  • Saúde
  • Seu Bairro
  • Tecnologia
+ Colunas
  • Francisco Braghetta
  • Marcelo Trecenella
  • Mauro Boaro
  • Rodolpho del Guerra
  • Culinária
 » Francisco Braghetta

08-11-2010 - 11:51:33
Futuro

 

Este grupo de engajados jovens, da campanha “Eu doo, tu doas, ele vive”, é um exemplo promissor do que podemos esperar das novas gerações

 

Mulheres e poder


*  Dilma Rousseff não é a primeira mulher a ser chefe de estado no Brasil. A primeira foi Dona Maria, A Louca; a segunda, a Imperatriz Leopoldina; e a terceira, a Princesa Isabel, que foi regente do império por três ocasiões, numa das quais assinou a lei que aboliu a escravidão negra. Antes já tinha assinado a Lei do Ventre Livre. Já Dilma é a primeira mulher a ser eleita pelo voto livre e soberano do povo brasileiro.

* A médica Carlota Pereira de Queiróz foi a primeira deputada federal, eleita em 1934, pelo Estado de São Paulo.

* A mocoquense Esther de Figueiredo Ferraz foi a primeira ministra. Assumiu a pasta da Educação no governo João Figueiredo, em 1982.

*  Lívia Maria Pio foi a primeira candidata a presidente, pelo Partido Nacional, em 1989. Conseguiu 179 mil votos.

*  Luiza Erundina foi eleita, em 1988, a primeira prefeita da cidade de São Paulo.

*  Roseana Sarney, filha do ex-presidente José Sarney, foi a primeira governadora eleita no Brasil, no Estado do Maranhão, em 1994. Nas últimas eleições ela foi reeleita.

*  Em 1988 a deputada Benedita da Silva foi a primeira mulher a presidir uma sessão no Congresso Nacional.

*  Aqui em São José, no ano de 1959, a parteira Olga Alexandra Pourrat  foi eleita a primeira vereadora na história de nossa Câmara Municipal.

*  Hoje as brasileiras representam 52% do eleitorado, mas poucas conseguiram se destacar na vida pública do país. A nova Câmara dos Deputados terá apenas 44 mulheres, num total de 513 cadeiras. A nova Assembléia Legislativa de São Paulo, com 94 deputados, terá apenas 10 mulheres.

 

Hospital do Homem

O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões na compra de equipamentos de ultrassom, urologia, litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto), para equipar o Hospital do Homem, que ocupa uma área de 1,1 mil m². A unidade reúne especialidades médicas como andrologia, patologia da próstata e urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (chek-up) e de ensino e pesquisa. O departamento de patologias da próstata é dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata). Já na área de urologia, o centro conta com profissionais de nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), endocrinologia, neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátricas e plásticas. O Hospital do Homem funciona onde é o Hospital Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luís Antonio, nº 2.651 – Telefone: (11) 3289-2421.

 

Mordomias de um ex

Depois do 1º de janeiro, as pessoas estão curiosas em saber como o ex-presidente Lula vai se manter. Aqui no Brasil a pensão para ex-presidentes foi extinta em 1988. Mas algumas regalias são concedidas por força de lei: dois carros oficiais com motoristas e despesas, como combustíveis, pagas; quatro servidores, à escolha do ex-presidente, para trabalhar em sua segurança e apoio; e mais dois assessores com salário de 9.000 reais cada um.

 

Até breve!

Na próxima semana estarei me submetendo a uma cirurgia e terei que repousar por algumas semanas. Então estarei impossibilitado de cumprir a missão de escrever esta página. Como em dezembro já estava programando um período de férias, antecipo o meu desligamento do corpo de colaboradores do jornal. Em 2011, se for conveniente para o jornal, poderei voltar. Um grande abraço a todos os bons amigos da redação e da diretoria de Gazeta. Aos meus caros e fiéis leitores o muito obrigado pelos três últimos anos em que passei em contato semanal com vocês. Um ótimo final de ano a todos!     



+ Publicidade

Gazeta do Rio Pardo - Fundada em 03/01/1909 | ANO 101