Início / Últimas Notícias / Um sanjoanense com muito sucesso digital
Henrique Torres e Thiago Cassini

Um sanjoanense com muito sucesso digital

Um sanjoanense com muito sucesso digital

Tiago Cassini trabalhou na Buscapé e atualmente é sócio da Spider.Ad em São Paulo

 

Henrique Torres e Thiago Cassini

Para falar de tendências, marketing  digital e mundo da tecnologia, o entrevistado do programa Questão de Oportunidade, da rádio 88+FM de São José do Rio Pardo, na última semana foi o empresário Tiago Cassini. Entre outras informações ele revelou que seu primeiro emprego foi na empresa Buscapé, especializada em busca por preços pela internet. Atualmente ele é sócio da Spider.Ad, empresa que exerce uma atividade parecida com a da Google. Tiago Cassini é de São João  Boa Vista.

Tiago disse inicialmente que esse mercado do marketing digital também foi muito afetado pela crise econômica do Brasil em 2017, tendo um crescimento menor que em épocas anteriores. Neste ano de 2018, porém, a tendência é de melhorar por ser ano de eleições e os candidatos e partidos, por restrições financeiras, tenderão a investir muito nas mídias mais baratas – e a internet é uma delas.

Ele afirmou que a nova tendência mercadológica é conseguir analisar os dados disponibilizados na internet, interpretá-los e usá-los a favor de quem os acessa. É o caso, segundo lembrou, dos atuais banners digitais target , que empresas postam em todos os diferentes sites para massificarem a ideia sobre determinado produto, inclusive havendo mecanismos de “perseguição” aos clientes por conta da navegação que eles fazem na internet.

O empresário contou que, dentro da Spider.Ad, há um produto que ele considera um dos carros chefes da empresa: o bus.ad, que trabalha com mais de 1.200 influenciadores, entre celebridades  e blogueiros mais conhecidos do mundo digital. “A gente liga o nosso anunciante e coloca a publicidade dele dentro das mídias dessas celebridades e desses influenciadores. Hoje em dia a influência não está mais nos grandes veículos de comunicação, mas passou a ser do indivíduo. Para você ter voz na internet basta ligar uma câmera como esta (que gravava a entrevista dele para o programa), publicar o vídeo e você já está falando sobre o assunto que quiser. Se o seu conteúdo for pertinente, você impactará mais pessoas”.

A Spider.Ad atua em três frentes: a dos banners, distribuídos entre milhares de sites e apps já muito popularizados; a dos influenciadores digitais – a publicidade dos anunciantes é distribuída por eles em mídias como Instagram, Youtube, Twitter e Facebook (pessoal do influenciador); e a do Wi-Fi público – para o usuário ter acesso a 30 minutos, por exemplo, de uma conexão pública slobre determinado assunto que lhe interessa. A grande tendência, segundo ele, é trabalhar dados de forma a direcioná-los para a área de interesse dos clientes.

Tiago conta que as empresas de telecomunicações têm hoje um grande desafio: conseguir entregar a melhor qualidade de seus produtos, com tecnologia 3G ou 4G, mas a um preço mais acessível aos usuários. Nesse sentido ele diz que até a gigante Google tem procurado facilitar o acesso das pessoas mediante cursos gratuitos pela internet, como os EAD – Educação à Distância.

Formação e emprego

No ano 2000 Tiago saiu de São João da Boa Vista para iniciar sua formação superior em Publicidade na Faculdade Mackenzie, em São Paulo. Para ajudar a se manter na capital paulista ele procurou emprego e conseguiu entrar na empresa Buscapé como estagiário de informática, ganhando R$ 350 na época; ele se tornou o vigésimo funcionário da empresa.  Teve, tempos depois, o que chamou de “um estalo” e conseguiu criar uma área de filiados e de negócios da Buscapé que gerou uma receita muito grande para a empresa. Ele se aprofundou no assunto e, ao sair de lá em 2006, já tinha a ideia fixa de montar sua própria empresa (mas fazendo parceria com a própria Buscapé e outras congêneres).  Tiago e outros jovens criaram a Hotwords – palavras que saltam de um texto ao passar o mouse e mostram uma publicidade. A ideia foi patenteada e em pouco tempo tornou-se um sucesso de vendas, fazendo da empresa a primeira Agile Networks do Brasil.

Quatro anos depois a Yahoo se interessou pela Hotwords. Começaram a negociar, mas a Yahoo entrou em crise e a Microsoft a adquiriu, o que encerrou a possibilidade de venda da Hotwords, que acabaria sendo negociada, em processo de fusão, com um fundo de investimentos espanhol. Isso expandiu demais a Hotwords, a ponto de serem instaladas representações em oito países. O faturamento cresceu muito, mas as dificuldades também e Tiago, que já havia vendido sua parte para os sócios e se tornara apenas um funcionário, saiu. Foi aí que decidiu montar a Spider.Ad junto com outros jovens empreendedores.

“Montei a Spider com uma veia mais tecnológica, trouxe algumas novidades e passei a estudar esse mundo de programática, entendendo que não era só a publicação do anúncio. Teria que achar o usuário, mas entendendo o seu perfil”, lembrou. “Começamos então a transformar a Spider numa Hotwords, mas com uma veia mais tecnológica”.

Tiago concluiu sua participação no Questão de Oportunidade dizendo acreditar que a robótica será a tendência e meta de quase todas as tecnologias a partir de agora, devendo influenciar todos os setores, incluindo o das mídias digitais.

Foto

Tiago Cassini foi entrevistado por Henrique Torres: influência da internet é cada vez maior

Confira também

Plantio de mudas neste sábado

Prefeitura Municipal São José do Rio Pardo   Plantio de mudas  neste sábado A Secretaria de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *