Início / Últimas Notícias / Tiro de Guerra faz doação de sangue em São João

Tiro de Guerra faz doação de sangue em São João

Tiro de Guerra faz doação de sangue em São João

O sargento Claudio Tokarski também afirma que a população pode participar do procedimento

 

O Tiro de Guerra 02-038, de São José do Rio Pardo, realiza neste sábado, 14, uma campanha de doação de sangue em São João da Boa Vista. Segundo o 1º sargento e chefe de instrução, Claudio Luiz Tokarski, a iniciativa se deve a uma palestra ocorrida no dia 21 de março com um dos diretores do Banco de Sangue sanjoanense. “O biomédico Daniel apresentou uma palestra a respeito da doação de sangue aos atiradores sobre o procedimento, quem pode ou não fazer essa doação.”

Ao todo foram convocados 25 atiradores, para que o procedimento possa ser realizado novamente. “Não vai ser um ônibus grande, então a ideia é levar 25 para sempre estarem em condições do mês que vem ou mais tardar o mês de junho, estarmos realizando novamente uma doação de sangue. Então, se a gente levar um efetivo maior, acaba inviabilizando, porque todo mundo doa agora e vai ter que aguardar o tempo de pelo menos três meses.”

 

Haverá ônibus

O sargento também afirma que, ao entrar em contato com o hemocentro, um ônibus é disponibilizado para a realização da campanha. “Não vamos doar de forma individualizada. Vamos entrar numa campanha do Banco de Sangue e ele vai disponibilizar a condução. E a gente prefere o sábado até por conta do compromisso dos atiradores relativo a trabalho, escola, então fica mais fácil levar o atirador.”

Como o município não possui mais banco de sangue e a Santa Casa depende da coleta que acontece em São João da Boa Vista, a importância da campanha é pela ‘necessidade’ de doação. “É não necessariamente quando tem um familiar que está com um problema e eu realizar essa doação. Se todo mundo doasse, pelo menos uma ou duas vezes ao ano, já contribuiria para essa situação.”

 

Meia-entrada

O sargento também convida a população para participar da campanha através do projeto de lei aprovado no ano passado no município, que permite aos doadores meia-entrada em eventos culturais. “Como todos sabem, no fim do mês temos o rodeio e é uma oportunidade do cidadão se deslocar ao banco de sangue, começar a participar dessa doação e, como a pessoa vai pegar um atestado, já tem direito a meia-entrada nessa atividade que vai ser realizada no final do mês, por exemplo. Não é um motivo único para a doação, mas ele já favorece e vai induzir mais pessoas.”

 

Dia do Exército

Para o Dia do Exército, a ser comemorado na quinta-feira, 19, o TG pretende participar de eventos em Pirassununga. “O quartel do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec). Lá vai ter a formatura do Dia do Exército, onde o Tiro de Guerra de São José vai participar e, a partir daí, nós vamos participar de uma palestra e de uma visitação nas instalações do ICMBio, sendo na parte de preservação e pesquisa sobre os peixes. É uma parte relativa ao meio ambiente, que é uma das matérias aqui do Tiro de Guerra.”

 

Foto Claudio Luiz Tokarski (Reportagem)

O sargento do Tiro de Guerra, Claudio Luiz Tokarski:

 

BOX

Requisitos básicos para doação de sangue
Estar em boa condição de saúde;
Ter entre 16 e 69 (os adolescentes entre 16 e 17 precisam de autorização dos pais ou responsável legal; 1ª doação deve ocorrer até os 60 anos);
Ter peso superior a 50 kg;
Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
Não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação;
Não ser usuário de drogas;
Não ser portador de doenças infectocontagiosas;
Não estar com gripe, febre ou diarreia;
Não ter realizado nenhuma cirurgia recentemente;
Não ter realizado endoscopia, colonoscopia nos últimos seis meses;
Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano;
Vacinas (Gripe ou Febre Amarela) aguardar o período de 30 dias;
Estar alimentado;
Levar documento com foto.

Foto Doação (Reprodução)

 

 

 

 

Confira também

Remarcado o concurso da Prefeitura: dia 24

Remarcado o concurso da Prefeitura: dia 24 A Prefeitura de São José do Rio Pardo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *