quarta-feira , 17 abril 2024
Início / Últimas Notícias / Represa de Caconde entra no período de estiagem com 50% da sua capacidade
eservatório de usina em Caconde opera com baixa capacidade (Foto: Reginaldo dos Santos / EPTV)

Represa de Caconde entra no período de estiagem com 50% da sua capacidade

Represa de Caconde entra no período de estiagem com 50% da sua capacidade

Reservatório de usina em Caconde opera com baixa capacidade (Foto: Reginaldo dos Santos / EPTV)

Segunde reportagem veiculada no site G1, entre os meses de março e abril, o nível do reservatório da represa de Caconde subiu 14,43 pontos percentuais, atingindo 49,43%, de acordo com o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas (ANA).

Mas esse aumento ainda é insuficiente para passar o período de inverno que é de poucas chuvas, segundo a Associação de Proteção Ambiental de Caconde (APAC).

“A tendência é esvaziar novamente. Esteve a 15% da capacidade, recuperou até 50% e já baixou novamente para 49%. A nossa preocupação é a entrada do período de seca, que não vamos ter chuvas torrenciais para voltar ao normal”, afirmou o presidente da APAC, Carlos Henrique Brockelmann.

Ele disse que se a concessionária AES, que controla a hidrelétrica de Caconde, tivesse diminuído a vazão das comportas conforme determinação da ANA, o nível da represa estaria mais alto.

Em fevereiro, a ANA autorizou a redução da descarga mínima do reservatório de 32 m³/s para 10 m³/s até 30 de abril para a represa ganhar volume. Na época, o nível da represa era menor de 32% (veja quadro abaixo), menor que o nível da grande seca de 2014, em que a capacidade chegou 34,7%.

Mas a AES a redução da vazão ocorreu apenas entre 23 e 30 de abril – apenas 8 dos 64 dias autorizados.
“Se a AES tivesse cumprido a resolução que entrou em vigor em 26 de fevereiro, a represa estaria nos níveis normais dela de 90% ou até mais porque estava chovendo nas cabeceiras”, afirmou Brockelmann.

 

Impacto

A preocupação não é somente dos órgãos ambientais. Além de gerar energia, a represa movimenta a economia de Caconde por meio do turismo, pesca e criação de peixes.

A represa estava com 38,9% da capacidade de água, menos da metade, considerado normal para março, época de chuvas em Caconde (SP) (Foto: Reprodução/EPTV) A represa estava com 38,9% da capacidade de água, menos da metade, considerado normal para março, época de chuvas em Caconde (SP)

A represa estava com 38,9% da capacidade de água, menos da metade, considerado normal para março, época de chuvas em Caconde (SP) (Foto: Reprodução/EPTV)
“Nós temos a parte de turismo da piscicultura, das pessoas que utilizam o lago mesmo na época inverno, além disso, essa agua vai para os municípios abaixo, como São José do Rio Pardo que já foi afetada com a qualidade da água em novembro e dezembro. A preocupação nossa não é só com o nosso município, mas com os municípios abaixo também”, afirmou o presidente da APAC.
A AES Tietê disse que, conforme a resolução e após receber as devidas autorizações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou em 23 de abril a redução da vazão.

A ANA informou que, no período de vigência da resolução, a Usina de Caconde liberou entre 11m³/s e 34m³/s, portanto dentro do piso estabelecido. Disse ainda que não há informações acerca de novas reduções nos próximos meses.

Fonte- https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/represa-de-caconde-entra-no-periodo-de-estiagem-com-50-da-sua-capacidade.ghtml

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *