Início / Saúde / Pronto Socorro faz mais de 30 raios X por dia
Marcia Biegas

Pronto Socorro faz mais de 30 raios X por dia

Pronto Socorro faz mais de 30 raios X por dia

Foram 1.942 entre janeiro e fevereiro deste ano, além de 13.150 durante o ano de 2017

 

Marcia Biegas

A Secretaria Municipal de Saúde vem registrando um aumento considerável nas solicitações de exames pela população rio-pardense e das cidades atendidas em São José do Rio Pardo. As radiografias no Pronto Socorro, por exemplo, que totalizaram 12.256 em 2016, subiram para 13.150 em 2017 e, só em janeiro e fevereiro de 2018, já somam 1.942 – média superior a 30 por dia.

As endoscopias também vêm tendo aumento considerável, embora sejam um número muito menor, se comparadas com as radiografias. Em 2016 foram registrados 81 exames endoscópicos, quantidade que subiu para 123 em 2017 e que, entre janeiro e fevereiro de 2018, atingiu 14 solicitações. O controle desses dados é da Unidade de Avaliação e Controle (UAC) da Secretaria Municipal de Saúde.

Esse aumento vem sendo interpretado pela administração municipal da mesma forma que no restante do país: a crise econômica e o desemprego estão fazendo com que muita gente que tinha plano de saúde até 2015 opte pelos serviços públicos gratuitos de saúde, bancados pelo SUS e pelas Prefeituras. Em São José do Rio Pardo foram registrados cerca de 800 novos prontuários de agosto a dezembro de 2017 e, neste ano de 2018, foram 480 de janeiro a março e mais 66 nos primeiros dias de abril. Cada prontuário indica um novo paciente atendido na cidade.

 

Ultrassom: pacientes ausentes

totalizaram 1.118 no ano de 2017

O total de pacientes que marcaram exames gratuitos de ultrassom no ano de 2017 e que não compareceram ao Centro de Diagnósticos da Secretaria Municipal da Saúde totalizou 1.118 pessoas. A média foi superior a três pessoas por dia, lembrando que o serviço é feito de segunda a sexta-feira.

Neste ano de 2018, segundo a Secretaria da Saúde, de janeiro a março mais de 200 pacientes deixaram de realizar os exames solicitados pelos médicos. Estavam agendados 1.334 exames, mas somente 1.125 pessoas compareceram  ao Jardim Santos Dumont, onde está o Centro de Diagnósticos. Em 2017 foram marcados 5.918 exames e realizados cerca de 4.800 procedimentos.

Diante disso, a Secretaria de Saúde pede aos pacientes para que, no caso de não comparecimento para a realização dos exames, informem antecipadamente o Centro de Diagnósticos. Isto permitirá que outro paciente ocupe a vaga do desistente.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Diagnóstico, situado na Rua Elisário Dias Guillon, 430, Jardim Santos Dumont. O telefone para contato é 3682-9921.

 

Encontro tenta regularizar o

Conselho Municipal de Saúde

Representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria Municipal de Saúde trataram há poucos dias da regularização do Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Pardo (CMS). O encontro foi articulado pela Divisão Regional de Saúde – DRS – de São João da Boa Vista. O objetivo foi encontrar solução para regularizar o CMS, que se encontra vacante desde a saída de alguns membros.

A reunião contou com a participação do secretário executivo do CES, médico Belfari Garcia Guiral, da diretora técnica do Centro de Desenvolvimento e Qualificação do SUS (CQD), Dânya Fonseca Marcondes, da assessora técnica Cássia Tubone, além da secretária municipal de Saúde, Márcia Biegas, da assistente social Márcia Kindemann e da coordenadora Marcia Ribeiro Lopes Curi.

De acordo com a secretária Marcia Biegas, seguindo as recomendações e orientações do CES, deverá ser realizado um novo processo eleitoral para substituição dos representantes dos segmentos que se ausentaram da composição do CMS. Todos os trâmites para a escolha, seguindo as orientações do CME, já estão em andamento. A previsão é de que eleição e posse dos novos membros aconteçam no próximo mês de maio.

Confira também

Itaiquara homenageia Luiz Antônio Venezian

Itaiquara homenageia Luiz Antônio Venezian Em evento ocorrido quarta-feira, 19 de junho, na Fazenda Itaiquara, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *