Início / Últimas Notícias / PROJETO REPROGRAMAR A MENTE: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E TRANSTORNOS ALIMENTARES”

PROJETO REPROGRAMAR A MENTE: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E TRANSTORNOS ALIMENTARES”

PROJETO REPROGRAMAR A MENTE: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E TRANSTORNOS ALIMENTARES”

A nutricionista Nathália Mendes Tortelli realizou, na E.E. “Dr. João Gabriel Ribeiro”, nos dias 08 e 10 de maio, uma conversa com os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano sobre o tema “Alimentação saudável e transtornos alimentares”. Discutiu-se, então, sobre a indústria alimentícia, pirâmide alimentar, hábitos que precisam ser mudados e a atenção nos ingredientes presentes nos produtos consumidos.

Sob a questão “como e por que ser saudável?”, a nutricionista explicou sobre produtos diets e “zero”, apontando que a retirada de um ingrediente em um produto, como o açúcar por exemplo, pode ocasionar o aumento de outros, como gorduras ou sal, bem como a controvérsia presente na nossa sociedade, a qual impõe figuras magras e bem definidas, enquanto divulga-se cada vez mais o uso de produtos que não são saudáveis e não ajudam a chegar a este resultado.

Outro ponto abordado foram alguns transtornos alimentares como a anorexia, bulimia e a compulsão alimentar, o que são e como identificá-las, orientando a necessidade da procura por ajuda, seja de um professor, um familiar de confiança ou até mesmo ela ou outro profissional da saúde, como um psicólogo.

Ao final, ela respondeu algumas dúvidas, sobre sucos para “limpar” o corpo, sobre o prejuízo de se ficar muito tempo sem comer e a funcionalidade de algumas dietas, indicando, nesse momento, para se ficar atento e que o termo “dieta” significa algo passageiro e para alcançar resultados que levem ao equilíbrio desejável é sempre preferível optar por um “plano alimentar”, já que este sugere mudanças a longo prazo com aquilo que é ingerido.

Encerrando, ela ressaltou a necessidade de alterar o modo de realizar o preparo de algumas refeições (como diminuir o consumo de frituras) e que se alimentar bem não é se privar totalmente, mas reduzir as porções, principalmente no caso dos alimentos industrializados.

Estas palestras fazem parte do projeto “Reprogramar a Mente”, elaborado pela equipe do Programa Escola da Família da “Dr. João Gabriel Ribeiro”, representado nestes dias pelo vice-diretor Geraldo Bento e pela universitária Catharina Gil Frutuozo.

 

Confira também

Um erro medico mudou minha vida

Um erro medico mudou minha vida Hoje, ciente de que a maior causa de mortes ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *