Início / Últimas Notícias / Comparações com municípios referência, mostram que ações ambientais em São José estão em alta

Comparações com municípios referência, mostram que ações ambientais em São José estão em alta

Comparações com municípios referência,  mostram que ações ambientais em São José estão em alta

O evento “Diálogos”, em sua 5ª edição, realizado na terça-feira, 19/6, no auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, em São Paulo, ressaltou a importância da inspiração de políticas públicas em educação ambiental. “Tá na hora da educação ambiental desabrochar!”, enfatizou o secretário Maurício Brusadin, na abertura do encontro, com auditório lotado e a participação de diversos representantes de prefeituras paulistas.

“A Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai ajudar os municípios a terem educação ambiental efetiva”, declarou Brusadin. “Em nove meses de gestão, conseguimos ter consolidada nossa Política Estadual de Educação Ambiental”, falou, estimulando os presentes a contribuírem para a implementação da sustentabilidade ambiental no Estado, inclusive por meio da escolha de representantes engajados com a causa ambiental: “Representação política na democracia é efetivada pelo voto”. Para o secretário, o país avançou e muitos entendem que a sustentabilidade ambiental é importante, mas, ao mesmo tempo, “há um vácuo político nesse campo”.

A 5ª Edição “Diálogos de Educação Ambiental” foi promovida pela SMA, CEA e Comitê de Integração de Educação Ambiental, e teve em sua programação as seguintes apresentações, seguida de debate final: “Formação e capacitação em políticas públicas em meio ambiente e educação ambiental para os municípios paulistas”, por Ana Thereza Junqueira e Aline Queiroz de Souza, da CEA; “O papel do PMVA no estímulo à educação ambiental como instrumento de gestão ambiental municipal”, por José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município VerdeAzul; “Experiências municipais de educação ambiental no PMVA”, por representantes dos municípios de Campinas, Dominique Missio de Faria, Fernandópolis, Estéfani Suana Sugahara, Gabriel Monteiro, Everton Viana do Carmo, e Novo Horizonte, Juliana Sene Martins D´Adda; e “Construção de políticas públicas municipais em educação ambiental”, por Maria Henriqueta Andrade Raymundo e Semiramis Albuquerque Biasoli, da OCA-Esalq-USP.

 

Integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participam

A equipe de representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente voltou de São Paulo ciente de que as ações de educação ambiental desenvolvidas no município riopardense são basicamente as mesmas apresentadas por municípios eleitos como modelo neste seguimento,  durante a V Edição Diálogos de Educação Ambiental,  realizado  em São Paulo, na Secretaria do Meio Ambiente (19-6-2018).

“Fiquei muito feliz em verificar que estamos no caminho certo. Estamos  promovendo as ações citadas aqui  e outras em São José junto aos estudantes  e instituições com este propósito, de elevar a conscientização da população riopardense sobre a importância da preservação ambiental”, disse Renata Vechini, chefe de sessão ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.  “Nas comemorações do Dia do Meio Ambiente, encerradas recentemente, mostramos todo o nosso trabalho que estamos apresentando e grande parte da população participou e pode conferir tudo”, finalizou Renata, que aproveitou para agradecer os parceiros no evento,TG 02038, FEUC, Secretaria de Assistência e Inclusão Social , Terceira Idade,  Escola Dr. João Gabriel Ribeiro, Asilo Lar de Jesus, CATI, Fundação de Pesquisa ,  Corpo de Bombeiros, Funcionários da Secretaria entre outros,  foram nossos parceiros “, prosseguiu Renata, que aproveitou para agradecer de forma especial o secretário de agricultura e meio ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza pela efetiva preocupação com o meio ambiente no município e com a melhoria da qualidade de vida da população.

“Pelo que vi, quando concluirmos o nosso projeto de Tratamento do Esgoto não ficaremos devendo nada a estes municípios, pois  estamos com muitas atividades ambientais em desenvolvimento em São José”, disse o engenheiro agrônomo  Luiz Roberto de Oliveira que também participou do encontro em São Paulo.

“Aqui em São José as ações ambientais estão espalhadas, com cada seguimento desenvolvendo uma atividade, então o que precisa ser feito é unificá-las para que a população possa ter uma noção  exata da real dimensão deste trabalho, que é muito grande”, disse Rodrigo Vieira de Moraes, da CATI, que também esteve em São Paulo.

Após o encontro na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a equipe esteve no Ministério da Agricultura e Meio  Ambiente onde protocolou projetos ligados à área da piscicultura e Serviço de Inspeção de Produtos de origem animal.

   

Mais uma escola

 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo acaba de firmar mais uma parceria para o desenvolvimento em conjunto das ações de educação ambiental que hoje já são oferecidas pelo órgão da Prefeitura Municipal.

Na manhã de quarta-feira (20) o secretário Carlos Ricardo Dias de Souza, a chefe de educação ambiental Renata Vechini Dal Bom, o professor Libercio da Secretaria de Inclusão Social estiveram na Escola Estadual do Natal Merli, situada no Bairro Natal Merli., onde se reuniram com a diretora  Marli Evangelista da Silva, e outros educadores,  e iniciaram as discussões da parceria que consistirá no desenvolvimento de ações ambientais em conjunto, direcionadas aos alunos da instituição.

“Nosso objetivo é explicar para as crianças, porque entendemos que elas possam sugerir aos seus pais o funcionamento dessas ações, que são da importância da coleta seletiva de lixo, das prevenções às queimadas que anualmente destroem muitas florestas seculares e outras”, disse o secretário, que inclusive falou para quase uma centena de alunos na escola. “Espero que elas sensibilizem seus familiares e que todos possam aderir a este nosso programa”, concluiu.

 

Confira também

O Judiciário no olho do furacão

O Judiciário no olho do furacão   A emocionalidade e a vitimização criadas ao redor ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *