Início / Últimas Notícias / Centenas de pessoas já foram vacinadas esta semana contra a gripe em São José do Rio Pardo

Centenas de pessoas já foram vacinadas esta semana contra a gripe em São José do Rio Pardo

Centenas de pessoas foram vacinadas esta semana contra a gripe em São José do Rio Pardo, sendo que o maior número recebeu a dose no Centro de Saúde. Nos ESF do Vale e do Cassucci também houve vacinação ao primeiro grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano no país.

Gisele Flausino, enfermeira, confirmou que todos os trabalhadores da área da saúde e os idosos a partir dos 60 anos são o público alvo desta primeira etapa da campanha. O chamado Dia D de Vacinação contra a Gripe será 12 de maio, véspera do dia das mães, quando as ESF (postos de saúde)) nos bairros Vale do Redentor, Cassucci, Vila Formosa e Domingos de Sylos, além do Centro de Saúde, abrirão das 8 horas às 17 horas.

“Após o dia 2 de maio estarão incluídos no grupo as gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto e crianças a partir dos 6 meses a menores de 5 anos”, disse ela. “A partir do dia 9 de maio virá a terceira etapa da campanha deste ano, quando entrarão neste segmento todas as comorbidades (duas ou mais doenças simultâneas), com prescrição médica sendo apresentada no ato da vacinação, e também professores e funcionários das escolas”

O Centro de Saúde esteve funcionando esta semana das 07h30 às 16 horas e assim continuará durante toda a campanha contra a gripe; o ESF do Cassucci atende o público das 10 horas às 15 horas e o ESF Vale do Redentor das 8 horas às 14 horas (exceto no dia 12 de maio, como mencionado acima, quando o horário será mais dilatado).

Gisele explicou que a vacina é importante tanto na prevenção como na diminuição dos agravos da gripe e resfriados no ser humano. Os grupos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde são considerados mais vulneráveis à gripe e a vacina é tida como a melhor forma de prevenção aos agravamentos da doença.

A vacina, segundo a enfermeira, é trivalente, contendo cepas de três vírus que circularam em 2017 no hemisfério Norte: H1N1, H3N2 e o da Influenza B. A contraindicação principal é para pessoas alérgicas a ovo.

Confira também

Plantio de mudas neste sábado

Prefeitura Municipal São José do Rio Pardo   Plantio de mudas  neste sábado A Secretaria de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *