terça-feira , 23 abril 2024
Início / Últimas Notícias / Cadastro biométrico prossegue até 9 de maio

Cadastro biométrico prossegue até 9 de maio

Cadastro biométrico prossegue até 9 de maio

Depois ele voltará a ser feito no município após as eleições previstas para este ano

 

A etapa atual do cadastramento biométrico em São José do Rio Pardo será encerrada no dia 9 de maio. Quem não o fizer, porém, ainda poderá participar das eleições deste ano utilizando o sistema antigo do Título de Eleitor impresso. Depois das eleições o sistema biométrico eletrônico voltará a ser aberto para que novos cadastramentos sejam agendados.

O chefe do cartório eleitoral, José Valdir Calado, disse em entrevista à Gazeta que há uma grande demanda na procura pelo cadastramento. O atendimento é realizado mediante agendamento, porém, até o dia 9 de maio, todas as vagas estão preenchidas.

Os eleitores agendados estão sendo atendidos por ordem de chegada e a preferência é para os que já agendaram em meses anteriores. O cadastramento biométrico em todo o país irá  até o ano de 2022.

O cadastro deste ano, conforme citado antes, será de forma diferenciada, sendo feito até o dia 9 de maio. Depois ele só voltará a funcionar após as eleições, a partir da primeira semana de novembro.

“O detalhe é que o Cartório Eleitoral, a partir do dia 28 deste mês e até 9 de maio vai estar funcionando em regime de plantão, das 9h às 18h, inclusive aos sábados e domingos, que será feito atendimento por ordem de chegada e entrega de senhas”, informou Valdir.

A biometria é uma tecnologia que confere segurança à identificação do eleitor na hora da votação. O leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais armazenadas em banco de dados da justiça eleitoral, que são transferidas para as urnas eletrônicas.

Coleta de dados

Valdir explicou que o cartório está realizando a coleta de dados biométricos, mas o procedimento ainda não é obrigatório na cidade de São José do Rio Pardo.

Em decorrência da não obrigatoriedade na cidade, o eleitor que não fizer o recadastramento ainda estará podendo votar normalmente nas eleições.

“O Cartório Eleitoral recomenda que as pessoas se antecipem para não enfrentar transtornos, no caso de ser obrigatório no próximo ano”, ressalta Valdir.

Até o momento 42 mil eleitores estão aptos a votar em São José do Rio Pardo, porém, os dados oficiais só serão comprovados após o dia 9 de maio, quando encerrarem os cadastros. Para isso é necessário aguardar o processo do TSE, em Brasília.

No que diz respeito à preparação para as eleições, o Cartório ainda não começou os trabalhos devido a demanda pelo cadastramento biométrico.

Fotos

José Valdir Calado atende um eleitor rio-pardense: Cartório fará plantão a partir do dia 28

Eleitores estão comparecendo em bom número para realizar o prosseguimento biométrico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *