Início / Últimas Notícias / A boa música do Projeto Guri na Câmara

A boa música do Projeto Guri na Câmara

A boa música do Projeto Guri na Câmara

Alunos mostraram aos vereadores e público o que aprendem na Estação Ferroviária

 

Há 15 anos presente em São José do Rio Pardo, o Projeto Guri recebeu uma homenagem da Câmara Municipal na última terça-feira, 19 de junho, e também se apresentou musicalmente aos vereadores e ao público presente. A proposta do Projeto, segundo seus integrantes, não é formar apenas músicos, mas também bons ouvintes e cidadãos conscientes.

Marcelo Caparrós, educador de cordas graves, contrabaixo acústico e violoncelo, explicou que os alunos passam por atividades socioeducativas para se socializarem mais e ficarem mais conscientes sobre questões de cidadania e de outros assuntos. A música, claro, é o carro-chefe do Projeto e na noite de terça-feira os integrantes fizeram uma apresentação de tudo o que vêm aprendendo este ano.

Segundo o educador, a ida à Câmara teve como objetivo mostrar aos vereadores a importância do Projeto para a sociedade rio-pardense. Neste ano, 160 crianças fazem parte do Guri em São José e, com isso, não estão ociosas ou nas ruas. Elas recebem aulas de música no prédio da antiga Estação Ferroviária, onde também funcionou a Faculdade de Educação Física.

“O Projeto é dividido em três turmas: A. B e C. A turma A é a iniciante, a turma B é daqueles que já estão há algum tempo no Projeto e a turma C são os mais avançados”, disse Marcelo. “Agora a gente já está encerrando o semestre e a partir do próximo semestre as matrículas já estarão abertas”.

Dos 6 aos 18 anos

O Projeto Guri atende crianças a partir dos 6 anos de idade e também adolescentes e jovens até 18 anos. Os interessados devem procurar o Projeto Guri de segunda a sexta-feira, na Estação Ferroviária, sempre a partir das 13 horas e realizar a matrícula. Não é necessário ter um instrumento musical próprio e, desde 2017, é possível aos alunos levar o instrumento escolhido para casa, por empréstimo, para poderem estudar.

Muitos ex-alunos vivem hoje de música, havendo alguns que permaneceram no Guri, aqui ou em outras cidades, enquanto outros buscaram novos rumos.

“Este ano aconteceu algo bacana que não houve no ano passado: lanche para as crianças. Este ano a Prefeitura entrou com este apoio, que é de suma importância porque há aquelas crianças que chegam no Projeto às 14h30 e que saem às 17h30. Isso incentiva as crianças a participar e estar lá com a gente essas três horas”, concluiu Marcelo.

Confira também

Inscrição ao concurso do IMP termina neste domingo

Inscrição ao concurso do  IMP termina neste domingo O Instituto Municipal de Previdência (IMP) está lembrando ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *