Início / Últimas Notícias / ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS COMPLETA 50 ANOS E PROMOVE EVENTO

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS COMPLETA 50 ANOS E PROMOVE EVENTO

Associação de Cirurgiões Dentistascompleta 50 anos e promove evento

Acontecerá em nossa cidade um grande encontro de Cirurgiões Dentistas do Estado de São Paulo, promovido em ação conjunta pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD Central, com sede em São Paulo e que é ligada a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas – ABCD e o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo – CROSP.

Comemorando os 50 anos de fundação da Regional São José do Rio Pardo, o atual presidente, Dr. Heber Luís Nogueira Fontão, solicitou que este evento, que é realizado periodicamente em diversas cidades do nosso estado, fosse realizado nesta ocasião em nossa cidade.

Com isso São José recebe representantes de aproximadamente 60 cidades do nosso estado e dentistas de nossa cidade para participarem de uma conferência promovida pelo Conselho Regional sobre temas de relevância para a classe odontológica. E neste sábado, 19 de maio, uma reunião administrativa com os presidentes das regionais ou seus representantes para tratarem de interesse da associação e da classe odontológica em geral.

Isso deverá movimentar o comércio local e hotéis, que deverão ter suas acomodações totalmente lotadas.

Hoje, com 105 anos, a APCD Central está representada em todo o Estado de São Paulo, por meio de suas Regionais e núcleos que somam um número de 87 e, a cada dia, se empenha mais e mais para oferecer o que há de melhor aos seus mais de 40 mil associados.

A APCD realiza anualmente na cidade de São Paulo o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que possui tradição e repercussão em níveis nacional e mundial e é um dos eventos mais respeitados na Odontologia Mundial, que se supera a cada ano em qualidade e recorde de público.

As reuniões ocorrem nas dependências do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro.

 

PALESTRA

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – CROSP, Autarquia Federal, instituída pela Lei nº 4.324/64, vem realizando, desde maio de 2014, o Programa Integração, que visa levar conhecimento aos profissionais da Odontologia de todo o estado de São Paulo, no âmbito público e privado, com a oferta de palestras que abordam relevantes temas sobre o exercício da odontologia, ética, fiscalização, orientação e valorização profissional. O principal objetivo do Programa é manter atualizados os profissionais de saúde bucal e cada vez mais contribuir para o aprimoramento do exercício da odontologia, em benefício da saúde da população e das políticas públicas.

Nesta sexta-feira, 18 de maio, às 20h., no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, sito à Rua 13 de Maio, nº 195 – Centro – o CROSP, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – Regional São José do Rio Pardo, promoveu palestra com o tema “Minimizando riscos na Odontologia”, ministrada por Dr. Wilson Chediek, cirurgião-dentista e presidente da Comissão de Ética do CROSP. Vinculada ao programa integração, essa palestra teve como escopo orientar os profissionais quanto ao adequado preenchimento dos documentos odontológicos (prontuário) e responsabilidade ética e civil dos profissionais liberais, visando à prevenção e o gerenciamento de riscos no exercício da profissão, a fim de evitar e minimizar conflitos com pacientes e com a equipe, além de processos disciplinares e judiciais.

Este ofício do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo foi encaminhado ao Sr. Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde de nossa cidade.

 

BOX

APCD foi fundada em março de 1968

O texto a seguir retrata um pouco da história da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Regional São José do Rio Pardo. Trata-se de um resumo da Ata de sua fundação, ocorrida em 21 março 1968.

Com o aumento da população e, obviamente, o crescimento dos profissionais liberais em São José do Rio Parado, tornou-se necessário a criação de uma entidade de classe, representativa da Odontologia.

Assim, após vários contatos entre os colegas que exerciam a profissão em nossa cidade, foi convocada uma reunião para a noite do dia 21 de março de 1968. Liderava essa 1ª reunião o profissional Dr.Mário Maríngolo.

Estiveram presentes os Drs: Hélio Travassos, Leopoldo Pereira da Silva, Léo D’ Avila Silva, João Vieira Filho, João Pessoa Lopes, Dorothy Dib, Pedro de Alcântara Pessoa, Nicolau Lupianhes, Hermenegildo Bertocco, Assad Saliba Hannas Nicolas, Antonio Longo e Móises Antun.

De posse de um Estatuto Padrão das Regionais da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas que já rege a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD Central, de São Paulo, realizou se a leitura do mesmo e com sua aprovação integral, criou-se, naquele momento, a nova Regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São José do Rio Pardo.

Aproveitando a euforia os participantes escolheram por unanimidade os membros para comporem a 1ª diretoria, que exerceria a partir daquele momento o comando e os destinos da nova entidade de classe. Ela ficou assim constituída:

Presidente; Dr Mário Maringolo;

Vice-Presidente Dr. Léo D’Avila e Silva;

1º Secretário Dr. Hermenegildo Bertocco;

2º Secretário Dr. Hélio Travassos;

1º Tesoureiro Dr. Pedro Alcântara Pessoa;

2º Tesoureiro Dr. Antonio Longo;

Departamento Social Dra. Dorothy Dib.

Posse da Primeira Diretoria

A reunião solene e festiva de posse realizou-se no dia 04 de maio de 1968 às 20h, na sede do clube Associação Atlética Riopardense, sob a direção do Dr. Álvaro Badra, então presidente da APCD Central de São Paulo.

Por uma deferência toda especial veio prestigiar nossa Regional, em uma ocasião tão solene, o digníssimo Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Prof. Walter Pereira Lezer. Além de ilustre personalidade, contou-se ainda com as presenças do Prefeito Municipal Senhor Lupércio Torres, do Vice-Prefeito Dr. João Batista Ribeiro de Lima, do presidente da Associação Paulista de Medicina Secção Regional de São José do Rio Pardo, Dr. João Tranquilini, do Médico chefe do Centro de Saúde de São José do Rio Pardo, Dr. Júlio Henrique Bastos, do representante do Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca, Dr. Francisco Murilo Neto e o senhor Benedito de Araújo Neto.

Dr. Hermenegildo Bertocco foi o orador oficial da nova associação de classe e fez as devidas apresentações e saudações.

Além de todos os colegas de nossa cidade, ainda tivemos as presenças de colegas de São João da Boa Vista e da Usina Itaiquara de Açúcar e Álcool.

(Dr. Heber Pereira Fontão)

 

 

Confira também

Começa o recapeamento de ruas no Domingos de Sylos

Começa o recapeamento de ruas no Domingos de Sylos Foram iniciados nesta sexta-feira, 20 de julho, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *