sábado , 20 abril 2024
Início / Últimas Notícias / Águas da Prata quer mudar o Bosque em Parque Estadual

Águas da Prata quer mudar o Bosque em Parque Estadual

Águas da Prata quer mudar o  Bosque em Parque Estadual

 

O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, e o secretário de Meio Ambiente, Marcos Santos, estiveram na Fundação Florestal Estadual, em São Paulo, que hoje é a gestora da Unidade de Conservação de Águas da Prata (Bosque).

“Estamos aqui empenhados em conseguir transformar o que o estado reconhece como Unidade de Conservação (para nós o Bosque), em Parque Estadual. Assim, o governo estadual pode investir recursos na recuperação desta área tão importante para Águas da Prata”, disse Marcos Santos.

Prefeito e secretário se reuniram com a diretora da Fundação Florestal, Lucila Manzatti, o gerente da Fundação Florestal da Região de Águas da Prata, Carlos Eduardo Beduschi e o assessor do diretor executivo, Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor.

A fundação informou que o processo já está sendo finalizando. A próxima etapa é o documento seguir para a assinatura do governador Geraldo Alckmin.

Para o prefeito, a assinatura do decreto vai ser um divisor de águas no que se refere ao Bosque de Águas da Prata. “O fato de a área deixar de ser de conservação e passar a ser considerada Parque Estadual muda tudo. É isso que a cidade espera há décadas. Estamos nos esforçando muito para conseguir essa mudança na nomenclatura porque a partir daí, apresentaremos propostas de mudanças para o local e o governo entra com os investimentos”, disse ele.

Carlos Henrique enfatizou que o Parque estadual e os investimentos já liberados para a praça Basílio Ceschin vão ser duas das maiores conquistas de Águas da Prata. “Temos muitas ideias para mudar radicalmente o nosso Bosque, o que falta é dinheiro e essa é uma oportunidade de ouro. Estou muito otimista. Agora estamos perto de conseguir o que todos nós queremos, ou seja, uma área de lazer e turismo completamente diferente, moderna, mais agradável e confortável do jeito que Águas da Prata e os turistas merecem e bem no momento que conseguimos os recursos do DADETUR para a construção do Boulevard, na Praça Basílio Ceschin. O conjunto vai ficar perfeito, tudo vai ser integrado. Agradeço a todos que estão torcendo por nós. Estamos juntos em mais essa empreitada”, finalizou.

Águas da Prata busca recursos para investir também em sua praça central

 

Aguaí quer reconhecimento

da Estação como Patrimônio

A Prefeitura Municipal de Aguaí tem solicitado junto à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo o reconhecimento da Estação Ferroviária de Aguaí, situada à Rua Major Braga, como Patrimônio Cultural, e recentemente recebeu um ofício da Secretaria reconhecendo esse pedido e dando início ao processo de tombamento estadual do bem.

Com isso, fica assegurada a preservação de todo o conjunto da Estação Ferroviária, devendo qualquer intervenção ter autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – CONDEPHAAT. Isso evita a descaracterização do local, e qualquer infração que venha ocorrer, serão tomadas providências da natureza administrativa, penal e civil previstas na legislação.

A análise final ainda será realizada pelo CONDEPHAAT, porém desde já fica valendo a obrigatoriedade da conservação. A Estação Ferroviária foi aberta em 1887, como Cascavel, e junto com o povoado fundado nas terras da fazenda Embiriçu pelo sr. João Joaquim Braga, no meio do nada, serviam ambos de ponto de partida para o então recém-implantado ramal de Caldas, que seguia até Poços de Caldas, já em território mineiro. Em 1945, por determinação do CNG, seu nome foi alterado para Aguaí – que significa Guizo de Cascavel, em tupi – e em 2017 era uma das poucas estações que permanecia no leito da estrada, mesmo depois das diversas retificações feitas pela Mogiana e pela FEPASA dos anos 1920 aos 1970.

Foto Aguaí

Foto oficial da Prefeitura de Aguaí mostrando a Estação Ferroviária

 

Festa do Vinho de Andradas

escolhe a rainha e princesas

Realizada desde 1954 e sempre no mês de julho, a Festa do Vinho de Andradas, uma das mais tradicionais do país, é organizada por viticultores e vinicultores da cidade mineira de Andradas, tendo começado por influência italiana. E até o dia 6 de abril a organização do evento estará recebendo as inscrições para o concurso que escolherá a rainha e duas princesas da 53ª Festa do Vinho. As vencedoras devem ser anunciadas ainda em abril.

Foto Andradas

Rainha e princesas da edição de 2017: festa chega à 53ª edição este ano

 

 

Poupatempo São João completa 4 anos

O Poupatempo São João da Boa Vista comemorou quarta-feira, 28 de março, 4 anos de atendimentos à população da cidade e região. Só em este ano, a unidade já realizou mais de 35,8 mil atendimentos.

Desde que foi inaugurado, o Posto do Governo do Estado emitiu 116,8 mil licenciamentos de veículos; 70 mil RGs; 50 mil CNHs, e 7,5 mil Atestados de Antecedentes Criminais.

Entre os órgãos que oferecem atendimento no Poupatempo, estão o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), e-poupatempo (serviços públicos online), Ministério Público Estadual (investigação e reconhecimento de paternidade), PAT (Posto de atendimento ao trabalhador), Banco do povo  e um correspondente bancário do Banco do Brasil, para pagamento de taxas.

Em pesquisa realizada pela empresa DKS Eventos divulgada este mês, a unidade foi aprovada por 99% dos usuários.

O Poupatempo São João da Boa Vista funciona na Av. Brasília, 1885 – Vila Zanetti. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

 

 

 

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *