Início / Últimas Notícias / 110 anos de história do ‘Cândido Rodrigues’

110 anos de história do ‘Cândido Rodrigues’

110 anos de história do ‘Cândido Rodrigues’ 

Escola comemora aniversário e lembra alguns fatos que marcaram sua trejetória

 

O diretor Jorge Luiz Boldrin enviou à Gazeta um texto relacionado ao aniversário de 110 anos da Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”, que foi inaugurada em 1908. A instituição, segundo ele, continua ofertando educação de qualidade no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos(EJA).

Jorge começou seu texto lembrando uma frase de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Em seguida lembrou que a escola está no centro de São José do Rio Pardo e que completou os 110 anos no dia 22 de abril.

“As comemorações foram realizadas no dia 23 (segunda-feira), nos períodos da manhã e tarde com toda equipe escolar. Abertura com a entoação do Hino Nacional, um aluno recitou o Hino da Escola, apresentações de música pelo Coral, regido pelo professor Gilberto da Silva, mostra dos antigos uniformes, histórico da Instituição, do prédio antigo ao atual, exposição de fotos com a história da escola e da  formação da Fanfarra e da Banda Marcial, esta última, atualmente, dirigida pelo professor Ricardo Aparecido Pedro, admirada pelas apresentações feitas não só em nosso município”, afirmou.

“Em nossa singela comemoração pudemos contar com amigos colaboradores: o professor Benedito Tadeu Euzébio – nosso sempre presente professor que tanto colaborou na formação de nossos alunos e continua apresentando a importância de nossa escola na vida dos jovens como alicerce de sua vida fora dos muros da escola; a jornalista Gisele Torres Biaco, que falou aos alunos da importância de nossa escola em sua vida, foi nossa aluna até o Ensino Médio e recordou seu pai,  nosso saudoso e eterno professor Fernando Torres, que tanto colaborou pra que esta escola formasse jovens de caráter e engajados na vida social; o pastor da Igreja Presbiteriana –  Dirceu Alves da Silva-, que enfatizou a importância do trabalho dos professores e toda a equipe escolar na árdua missão de formar pessoas de caráter e com boas ações, deixou como mensagem a fala de Jesus: ‘Deixai vir a mim as criancinhas’; o  padre e consagrado da Comunidade Deus Proverá – Rogério Ribeiro Moreira-, que foi nosso aluno e chegou ministrar aulas na escola, falou da importância de se ter amor à sua escola, onde passamos um período longo de nossas vidas e fazemos amigos – o bem mais precioso que alguém pode ter; a  professora da Escola DGG-COC – Maria Aparecida Granado, que com sua presença engrandece a troca de experiências entre as escolas; o nutricionista Fábio Tavela, que apresentou a importância da alimentação saudável para os jovens”.

 

Histórias

O Cândido Rodrigues, segundo o diretor, tem muitas histórias no decorrer dessas 11 décadas. Começou a construção do prédio em 1906, que ocuparia 750 metros quadrados, com 10 salas para 400 alunos, com pátio interno cimentado de 205 metros quadrados, para o qual se abrem as salas de aula, diretoria, etc.

Por ocasião da sua inauguração, o então Grupo Escolar contava com 350 alunos matriculados. Seu primeiro diretor foi João de Almeida Barros.

Em 1962 o prédio foi interditado e demolido para a construção do novo prédio, que foi inaugurado no dia 21 de abril de 1967. Muitos profissionais da cidade passaram por lá.

Hoje, além do diretor e professor Jorge Luiz Boldrin, a escola conta com o supervisor de ensino e professor José Roberto Calsoni, a vice-diretora e professora Lucimar Elizete da Silva Lopes, a coordenadora Sueli Irene Moreira Ramos.

“Atualmente atendemos aproximadamente 800 alunos nos três períodos, oriundos de várias regiões do município e contamos com cerca de 30 professores e 17 funcionários. Parabéns e agradecimento aos idealizadores, principalmente as professoras Solange e Eliana Lameu, funcionários, professores, colaboradores deste estabelecimento de ensino que, ao longo dos anos, trabalharam e trabalham para a melhoria da educação em São José do Rio Pardo. 110 anos de excelência na educação e formação da cidadania de nossas crianças, jovens e adultos”, concluiu Jorge.

Fotos

Palestrantes e alunos se misturaram no auditório da escola para acompanhar os eventos de aniversário

Houve depoimentos e recordações de professores que ministraram aulas aos alunos do Cândido

 

Confira também

Câmara homenageia a equipe paraolímpica

Câmara homenageia a equipe paraolímpica Sérgio Henrique Brás fez um relato do projeto e pediu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *