Início / Sem categoria / Não haverá votação biométrica na cidade

Não haverá votação biométrica na cidade

Não haverá votação biométrica na cidade

São José tem 41.616 eleitores aptos a votar; 448 mesários são treinados

 

O Cartório Eleitoral de São José do Rio Pardo divulgou esta semana que 41.616 eleitores estão em condições de votar no município, que tem 112 seções eleitorais. Cerca de 800 pessoas trabalharão para a Justiça Eleitoral dia 7 de outubro e no segundo turno (se houver), sendo 448 mesários, que estão em fase de treinamento. Não haverá votação biométrica na cidade desta vez, porque a biometria de todos os eleitores não foi concluída.

As informações são de Valdir da Costa Calado, chefe do Cartório Eleitoral, em entrevista a Luis Henrique Tobias (Difusora AM). Ele disse que os mesários começaram a passar por treinamento no dia 11 de setembro e serão treinados até a próxima semana, com as orientações sendo ministradas de terça-feira a sábado. O total de pessoas que trabalhará no dia 7, mencionado anteriormente, inclui representantes guarda municipal, policiais militares, auxiliares convocados pela Justiça Eleitoral etc.

Mais tranquilas

Valdir considera as eleições deste ano, majoritárias, mais tranquilas que as municipais (prefeito, vice e vereadores) porque a maioria dos registros eleitorais dos candidatos é feita em São Paulo e não em São José. Ele explicou que os procedimentos relacionados às urnas eletrônicas ainda não foram iniciados porque estão marcados para começar dia 24 de setembro.

“Estamos preparando todo o material e toda a estrutura para isso. Já foi divulgada através de edital esta data, ou seja, a data em que trabalharemos as urnas eletrônicas aqui em São José do Rio Pardo”, comentou. “Quanto ao treinamento dos mesários, são as orientações básicas e necessárias que precisam ter para receber os eleitores, receber os documentos e encaminhá-los de volta à Junta Eleitoral, além da forma como trabalham junto aos fiscais de partido. Ou seja, em essência, é orientá-los como é o dia do mesário no data da votação”.

Acessibilidade

Serão quatro as seções eleitorais com acessibilidade a portadores de deficiência: a da antiga Fepasa, a da escola João Gabriel Ribeiro, a da Vila Brasil e a da Faculdade. Neste ano de 2018, e também nos próximos anos, não haverá mais o posto reservado para a justificação eleitoral. Até a eleição anterior este posto funcionou no Fórum local, mas, a partir de agora, todas as justificativas terão que ser efetuadas em uma das 112 seções.

Valdir da Costa Calado, chefe do Cartório Eleitoral: urnas eletrônicas serão conferidas dia 24

Confira também

3º Concurso de Cafés de Águas da Prata – Prêmio Prefeito José Vilela Junqueira, aconteceu no dia 30 de setembro, no UniFEOB.

3º Concurso de Cafés de Águas da Prata – Prêmio Prefeito José Vilela Junqueira, aconteceu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *