Início / Regionais / Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Evento começou sábado, dia 10, e foi realizado até a última quarta-feira, dia 14

 

Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Foi nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, a maior e mais conhecida liderança do Quilombo dos Palmares, que  tornou-se um símbolo de luta e resistência contra a escravidão, sendo escolhido pelo movimento negro nacional para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

Em razão dessa data, foi idealizado em meados de 2016 o Evento Orgulho Negro em  Itobi, pelos educadores da cidade Ageu Carvalho Candido, Maria Cecilia Graciano e Diana Bento da Silva.

O evento é feito em parceria com a Escola Rita de Macedo Barreto e, em 2018, trouxe novidades, abordando questões Culturais e Religiosas, dos dias 10 a 14 de novembro.

No primeiro dia da Semana do Orgulho Negro 2018 houve diversas apresentações, com grupo de teatro Dandara, grupos de Rap Mafia Crew e Empodera Elas, grupo de B Boys Authentics Crew e grupo de Capoeira Filhos do Bonfim, palestras sobre a Gênese do Hip Hop, com Mario Castro Jr , Mulher Negra no mercado de trabalho, com Janaina e Pamela e Sistemas de Cotas no Brasil, com Marina Gizzi e uma oficina sobre Samba de Gafieira, com Alexandre Cardoso .

No segundo dia houve palestras sobre Hipertensão Arterial na Raça Negra, com Fabricio Neves, e panorâmica sobre Educação em Cuba, com Vivian Neves, além da exibição dos Filmes Besouro e Felicidade Por um Fio .

Dando continuidade ao evento, ocorreu um Culto Religioso no pátio da Escola no dia 12, com a ministração do grupo de rap gospel Ressurreição, de Americana, e testemunho do pastor Rogério Cantalicio sobre o Semeador, de Poços de Caldas.

Pra finalizar, ocorreu  o 3° Desfile do Orgulho Negro na Pastoral de São Sebastião , em prol da Escola , onde participaram vários alunos e moradores da cidade.

 

Confira também

Amigos do João Pedro Barbosa e do Djalminha farão jogo festa e beneficente dia 19-12-2018 no campo do Vasco

Amigos do João Pedro Barbosa e do Djalminha farão jogo  festa e beneficente dia 19-12-2018 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *