sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Transporte escolar obedecerá as regras do Estado

Transporte escolar obedecerá as regras do Estado

Transporte escolar obedecerá as regras do Estado

 

A secretária municipal de educação, Kátia Luzia Ferreira Gomes de Alencar, explicou à Gazeta, nesta quinta-feira, 17, sobre as mudanças na legislação do transporte escolar, que estão em vigência desde o fim do ano de 2018 e que irão influenciar estudantes das redes estaduais e municipais de ensino, e os preparativos para o início de aulas em 2019.

“Como já comunicado aos rio-pardenses em quase todo ano de 2018, neste ano, o transporte escolar seguirá o georreferenciamento, ou seja, a criança ou adolescente deverá estudar em uma escola mais próxima de sua residência. O limite de percurso urbano determinado é, no máximo, 2 km, isso não inclui escolas em zona rural; acima desta distância de 2 km, o ônibus de ida e volta será oferecido”, esclarece Kátia.

Pais de alunos têm tido ainda dúvidas a respeito da utilização do transporte e da vaga fornecida pela escola. Kátia afirma que qualquer unidade escolar é obrigada a conceder matrícula ao indivíduo em tempo escolar, mas o transporte será exclusivo para quem estiver amparado pelos critérios da lei municipal 5.041, de 2018.

“Não há exceção – se gosta ou não gosta, se teve problemas com o ambiente escolar etc. São José do Rio Pardo não pode arcar com estas despesas, logo pais e mães têm a opção de escolher o lugar de aprendizado dos filhos, porém, caso houver a proximidade entre aluno e escola e quiserem pôr o aluno em um espaço além, terão que pagar a locomoção do próprio bolso”, prosseguea secretária.

Pai preocupado

Fabricio de Sousa é um exemplo. Pai de Maria, de 14 anos, e de Gabriel, de 13 anos, diz não ter conseguido se organizar quanto a esta alteração de transporte. “Ainda não me informaram se a Maria e o Gabriel continuarão no Cândido Rodrigues, apesar de vivermos no Natal Merlie existir a escola Laudelina como referência”.

Elerevela que o problema não é só o ônibus, ou pagar pelo ônibus, mas se a mudança não mexerá com a forma dos filhos de lidar com o novo ambiente acadêmico. “Eu preferia a escola onde eles já estão. Será que a criança será feliz em ser retirada do envolvimento com aqueles que já são como uma família: amigos, funcionários e outros mais?”, questiona.

A secretária Kátia informa que não recebeu a lista completa de quem poderá usufruir do transporte escolar em 2019. “A Secretaria espera pela lista de alunos contemplados, que deve ser enviada pelo Estado na próxima semana, para ter uma noção de quantos, quais e de que localidade da cidade os alunos são. Então, só assim a Secretaria Municipal de Educação irá apresentar e detalhar o destino de movimentação destes estudantes”.

 

Carteirinha de transporte

As carteirinhas de transporte de estudantes também irão sofrer modificações, com novo modelo em forma de cartão, com foto e com código de barras, destaca Kátia.

“As novas carteirinhas irão facilitar o controle de entrada e saída destes alunos do ônibus escolar e impedirá pessoas não autorizadas de usarem o transporte. Já a obtenção das carteirinhas, os responsáveis, após a apresentação da lista de alunos que irão ser transportados, deverão procurar o setor de transporte da prefeitura para produção das mesmas”, comentou.

As aulas na rede municipal de ensino retornam em6 de fevereiro, já na rede estadual, no dia 1º de fevereiro.

“Os rio-pardenses devem compreender que toda esta reformulação no transporte escolar não depende de mim ou do prefeito, e sim de requisições reforçadas pelo Governo Estadual para evitar que o dinheiro público não seja administrado erroneamente. Na verdade, é impossível atender a todos”,conclui Kátia.

Colaborou: Gabriel Fecchio (texto e fotos)

 

FOTOS

Kátia Gomes de Alencar, secretária municipal de educação: transporte público é previsto na lei 5.041

 

Modelo de carteirinha que será dada aos alunos para usarem no transporte escolar

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *