Início / Cidade / Suicídio: estátua do Cristo fica amarela

Suicídio: estátua do Cristo fica amarela

Suicídio: estátua do Cristo fica amarela

Setembro Amarelo foi implantado em 2014 e recebe apoio da Prefeitura

 

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina. Um ano depois o Centro de Valorização da Vida, que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade, abraçou também a ideia e a oficializou para conscientizar e prevenir o suicídio no Brasil.

Em São José do Rio Pardo, para aderir à campanha, a Prefeitura colocou a cor amarela em seu principal monumento, a estátua do Cristo Redentor. Além disso, está divulgando pelas mídias sociais que toda pessoa necessitada de falar de seus problemas, incluindo a ideia do suicídio ou alguma depressão muito forte, procure o Centro de Apoio Psicossocial, a Unidade de Saúde Mental ou qualquer outra unidade de saúde do município. “Você também pode recorrer a um amigo, buscar ajuda na comunidade religiosa da cidade ou ligar para 188 (CVV)”, lembra a Prefeitura em sua página no facebook.

Quarta causa no país

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu e não se fala muito dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acaba-se cortando o diálogo necessário.

O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. Noventa por cento dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

“Já pensou se isso se aplicasse a outras doenças? Imagine se 60% das pessoas com fraturas não fosse ao médico ou se 60% dos pacientes com apendicite não se tratasse e você vai perceber que é estranho que tanta gente não busque ajuda. Isso porque nós, como sociedade, não falamos do assunto, não informamos as pessoas”, diz a ABP sobre o assunto.

Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio, 4,8% deles já elaboraram um plano para isso. O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O Setembro Amarelo, portanto, é um mês de diálogo, que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

A estátua do Cristo Redentor está iluminada na cor amarela em apoio à campanha

 

 

Campanha de vacinação

é novamente prorrogada

Atendendo orientação do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Pardo informa que está prorrogada até o dia 15 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

A medida acontece em função da baixa procura no mês de agosto, quando a campanha alcançou apenas 86% da meta. O objetivo é vacinar 95% das crianças com idade de 1 a 5 anos incompletos.

Os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar devem procurar o Centro de Saúde – das 7h00 às 15h45; ESF Vale do Redentor – das 9h00 às 14h00; ESF Cassucci – das 10h00 às 15 horas.

 

Confira também

Câmara homenageia a equipe paraolímpica

Câmara homenageia a equipe paraolímpica Sérgio Henrique Brás fez um relato do projeto e pediu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *