Início / Cidade / São José do Rio Pardo – Praça XV recebe grupo teatral infantil de rua

São José do Rio Pardo – Praça XV recebe grupo teatral infantil de rua

Espetáculo de rua “Mário e as Marias” é oferecido pela Cia Lúdicos de Teatro Popular

 

Cena do espetáculo de rua "Mário e as Marias" (Foto: divulgação)
Cena do espetáculo de rua “Mário e as Marias” (Foto: divulgação)

A Praça XV de Novembro receberá, no dia 23 de abril, às 10h30 e às 16h, o espetáculo infantil de rua “Mário e as Marias”, que é oferecido pela Cia Lúdicos de Teatro Popular, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, com apoio do Departamento de Cultura do DEC e Prefeitura Municipal.

São José do Rio Pardo será uma das 12 cidades do Estado a receber o espetáculo, que é realizado em praças públicas, parques e espaços culturais de forma gratuita.

“Mário e as Marias” é resultado de um processo de dois anos de pesquisa sobre a vida, obra e paixões do escritor Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente. É o nascimento de um novo olhar. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: a Maria, que representa a gente, a terra, a cultura, e essa se torna a grande aventura de sua vida.

O espetáculo, que tem direção geral de Gira de Oliveira e direção musical de Pedro Paulo Bogossian, e texto da Cia Lúdicos de Teatro Popular, recebeu o Prêmio APCA 2013 de Melhor Espetáculo de Rua para Crianças e os Prêmios de Melhor Direção, Melhor Atriz (conjunto de atrizes) e Melhor Sonoplastia pelo FESTE 2014 (Festival de Pindamonhangaba). Também foi indicado ao Prêmio FEMSA 2013 nas categorias Melhor Trilha Sonora, Categoria Especial: Pesquisa de Vida e Obra de Mário de Andrade e Produção; e ao Prêmio CPT 2013 na categoria Trabalho Realizado em Rua.

Popularização

A Cia Lúdicos de Teatro Popular surgiu em 2000 com o objetivo de investigar a popularização de linguagens, priorizando essencialmente as diversas possibilidades de discursos poéticos e ideológicos por meio de dramaturgias além da palavra. Para dar suporte à prática, exploram expedientes do teatro épico e popular, entre eles, a música e a construção de discursos poéticos além-realistas, a fim de que se estabeleça uma partilha entre espetáculo e público.

No repertório da companhia estão as peças ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’, ‘Vestido de Noiva’, ‘Auto da Compadecida’, ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, ‘Histórias Que o Vento Conta’, ‘A Arca Encantada’ e ‘O Velho do Sono’, dentre muitas outras.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Alerta aos pais: na zona rural, abuso sexual virou ‘epidemia’

Segundo denúncia, abusos contra crianças de 5 a 9 anos são praticados por adolescentes Foto: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *