Início / Cidade / São José do Rio Pardo: população local está envelhecendo rápido
Participantes do Centro de Convivência da Terceira Idade de São José do Rio Pardo - Foto Divulgação

São José do Rio Pardo: população local está envelhecendo rápido

No primeiro semestre deste ano, São José do Rio Pardo atingiu um índice de envelhecimento de 95,05%

Participantes do Centro de Convivência da Terceira Idade de São José do Rio Pardo - Foto Divulgação
Participantes do Centro de Convivência da Terceira Idade de São José do Rio Pardo – Foto Divulgação

Em São José do Rio Pardo, o número de idosos (pessoas com mais de 60 anos) é quase igual ao número de jovens com menos de 15 anos. Enquanto estes representam 17,62%, os idosos atingem 16,75% da população local. A tendência se confirma em recente pesquisa divulgada pela Fundação Seade, que traz os números atualizados de 2015, tanto do país quanto dos municípios.

No primeiro semestre deste ano São José do Rio Pardo atingiu um índice de envelhecimento de 95,05%, que é superior ao da região de governo de São João da Boa Vista (85,06%) e muito superior ao índice registrado no Estado, que foi de 67,20%.

A proporção é de pessoas de 60 anos e mais por 100 indivíduos de 0 a 14 anos. No Brasil, adota-se o corte etário da população idosa em 60 anos, de acordo com a Rede Interagencial de Informações para a Saúde – Ripsa e 25ª Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas. Alguns países desenvolvidos adotam, todavia, 65 anos.

Com uma população oficial de 52.595 habitantes, o município registra uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual da População, de 2010 a 2015, de 0,27%, bem abaixo dos índices do Estado (0,87%) e da região de governo (0,38%).

De acordo com projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações), “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil. Os idosos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

 

Novas necessidades

Com o aumento da população idosa, novas necessidades surgiram, como as de autonomia, mobilidade, acesso a informações, serviços, segurança e saúde preventiva.

Nos últimos 30 anos, foram estruturados instrumentos legais que garantem proteção social e ampliação de direitos às pessoas idosas, num esforço conjunto de vários países. Nos últimos anos as instituições governamentais brasileiras, organismos da sociedade civil e movimentos sociais conquistaram uma gama de leis, decretos, propostas e medidas que estabelecem direitos voltados para a pessoa idosa, referenciados pelas diretrizes internacionais.

 

Em São José do Rio Pardo

No município, pessoas acima de 60 têm à sua disposição o Centro de Convivência da Terceira Idade, unidade pública vinculada à Secretaria de Assistência e Inclusão Social.

Atualmente, estão cadastrados no serviço cerca de 150 idosos, que se revezam nas
atividades oferecidas: pintura, psicologia, nutrição, encontro de bordadeiras, ginástica, roda de conversa, fisioterapia, bingo, aula de dança, jogos (cartas/dominó). O grupo também participa de palestras mensais com temas variados, como saúde, esporte, cultura, meio ambiente, dentre outros. Cada atividade é realizada por um profissional da aérea que se aplica, acompanhado pela assistente social do Centro de Convivência, Tatiane Romão Milanez Pedroza.

“O público idoso é merecedor de atividades durante todo o ano, atividades estas que têm por objetivo oportunizar a participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo”, declara a coordenadora Elaine Rita Mauricio Fogliarine Piotto.

 

Como participar

Interessados devem ter 60 anos ou mais e residir no município. Basta fazer sua inscrição diretamente no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado à Avenida Maria Salgado Braghetta (Perimetral), s/n.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Prova dos inscritos no concurso de São José do Rio Pardo será dia 27

Prova dos inscritos no concurso será dia 27 Um grupo de candidatos fará a prova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *