Início / Cidade / Médico Jean Pierre assume a direção da ABRAz

Médico Jean Pierre assume a direção da ABRAz

Médico Jean Pierre assume a direção da ABRAz

Solenidade ocorreu na ALESP e o geriatra presidirá a diretoria como voluntário

 

Na segunda-feira, 26 de novembro, às 16 horas, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – Regional São Paulo realizou a posse da nova diretoria do triênio 2018/2021. O evento aconteceu na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), plenário Tiradentes, na capital paulista.

A nova diretoria da ABRAz tem como presidente o médico geriatra de São José do Rio Pardo, Jean Pierre de Alencar, 47 anos, que tem o título de especialista em geriatria e formou uma equipe na sua chapa de profissionais, mestres e doutores, na área de Demência de Alzheimer em  medicina, gerontologia, nutrição e fisioterapia e neuropsicologia.

Fundada em 1991

A Associação Brasileira de Alzheimer foi fundada em 16/08/1991 e reúne familiares, cuidadores e profissionais para oferecer informações sobre o diagnóstico e o tratamento da Doença de Alzheimer, orientações sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento da pessoa com a doença, além de apoiar ações voltadas para o bem estar e defesa dos direitos do paciente, dos familiares e dos cuidadores.

A instituição possui 10 grupos na cidade de São Paulo, 29 nas sub-regionais espalhadas pelo interior e litoral, atendendo cerca de 4.000 famílias mensalmente, pela ABRAz  nacional. A Associação Brasileira de Alzheimer é pioneira na assistência aos familiares de pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, oferecendo apoio e contribuindo para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença.

A instituição não possui fins lucrativos e os grupos de apoio da ABRAz são coordenados por voluntários, ou seja, pessoas (individualmente ou em grupo) que dedicam seu tempo para planejar, organizar e desenvolver esse trabalho, pelo qual não recebem remuneração. Muitos familiares que se beneficiam disso tornam-se voluntários e multiplicadores dos conhecimentos e das experiências adquiridas.

Características do Alzheimer

A doença de Alzheimer é crônica, sendo caracterizada por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais. As suas principais consequências são: perda de memória, desorientação no tempo e no espaço, pensamento abstrato, dificuldade no aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidianas.

O Alzheimer também é o principal motivo de demência entre os idosos. No mundo atual surge um novo caso a cada 3,2 segundos e acredita-se que em 2050 essa proporção seja de um caso novo a cada 1 segundo. O Brasil possui 1,2 milhão de pessoas com a doença e em 2025 terá cerca de 2,2 milhões, chegando 6 milhões em 2050.

Dr. Jean Pierre foi entrevistado pela repórter da ALESP sobre a posse na ABRAz

Confira também

Amigos do João Pedro Barbosa e do Djalminha farão jogo festa e beneficente dia 19-12-2018 no campo do Vasco

Amigos do João Pedro Barbosa e do Djalminha farão jogo  festa e beneficente dia 19-12-2018 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *