sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Maurício de Souza e Mônica vêm e encantam

Maurício de Souza e Mônica vêm e encantam

Maurício de Souza e Mônica vêm e encantam

Antes de falar ao público que lotou a praça central, ele falou à imprensa da cidade

 

O escritor e criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, esteve em São José do Rio Pardo terça-feira, 14 de agosto, e, antes de falar ao enorme público que lotou a Praça da Matriz, concedeu entrevista coletiva à imprensa local. Respondeu com toda atenção às perguntas formuladas pelos representantes da imprensa e depois conheceu as instalações da Casa Euclidiana, local em que a coletiva ocorreu.

Maurício disse que, em todos os lugares nos quais vai, ouve que a iniciação das crianças ou jovens na literatura brasileira sempre ocorre através dos gibis de sua autoria. “Fico satisfeito por sentir que, de alguma maneira, as revistas da Turma da Mônica funcionam como cartilhas informais. Três ou quatro gerações aprenderam a ler pelos gibis lidos pelas mães ou pais e, por isso, me considero um educador. Creio que realmente ajudamos a alfabetizar milhões e milhões de brasileiros”, afirmou.

Reconheceu, por outro lado, que isso é uma grande responsabilidade para ele e para sua equipe no sentido de colocarem na praça boas revistas, com boas histórias e boas orientações para a criançada, inclusive quanto ao comportamento.

Sobre Os Sertões, disse ter lido com dificuldade o livro em sua juventude e comparou a obra a “uma superprodução de cinema”, explicando que Euclides estava à frente de seu tempo no tocante à comunicação e à forma como denunciava as questões sociais.

“Cidade agradável”

Quanto a São José do Rio Pardo, que ele visitou pela primeira vez, disse acreditar que não terá sido a única porque, nas poucas horas que passou nela, fez amigos. E fez também o seguinte comentário sobre o que viu: “Vocês têm uma atuação muito forte em eventos, esporte, simpatia e em trabalhar a cidade de uma maneira também muito especial. É o tipo da cidade agradável, gostosa, que a gente sente que o pessoal que está aqui cuida, gosta, vive a cidade. Não é que vive na cidade, mas vive a cidade. E, além disso, são muito comunicativos, desde os adultos até a criançada. Estou muito feliz com isso”.

Maurício de Souza e representantes da imprensa rio-pardense, na Casa Euclidiana

 

 

BOX

Multidão acolhe Mônica e seu criador

A palestra que proferiu depois no palco montado na Praça da Matriz foi baseada nas perguntas das crianças e adultos presentes. Ele foi falando de sua carreira e dos inúmeros personagens que criou ao longo do tempo.

Além das centenas de crianças e pais, estiveram presentes alunos de várias escolas de São José do Rio Pardo, particulares e públicas, professores e curiosos. A Praça simplesmente lotou de gente e houve quem calculasse o público em 3 mil ou mais pessoas.

Maurício de Souza falou de seus novos projetos, entre eles o lançamento de um filme com os personagens da Mônica Jovem.

O autor disse também que tem um projeto voltado para a elaboração de novos quadrinhos, mas com os personagens Mônica, Cascão, Cebolinha etc, já adultos.

Afirmou que se preocupa bastante com seu público leitor em relação à qualidade do material colocado para comercialização em todo o país e, no final, agradeceu a todos, sendo muito ovacionado.

Pessoas caracterizadas dos personagens que ele criou, e que vieram com ele para São José do Rio Pardo, fizeram a alegria das crianças presentes naquele evento.

FOTO

Maurício de Souza foi simpático com a plateia e respondeu perguntas do enorme público

O escritor e criador da Mônica e sua turma contou histórias sobre o início dos personagens

 

BOX

Terminam as filmagens de‘Turma da Mônica – Laços’

Após sete semanas e o envolvimento de cerca de 200 pessoas na equipe e elenco, chegou ao fim a filmagem de “Turma da Mônica – Laços”, o primeiro live-action da turminha clássica dos quadrinhos, que tem Poços de Caldas como um dos cenários para as gravações. A previsão de estreia é 2019, com distribuição da Paris Filmes, mas a data ainda não definida.

Dirigido por Daniel Rezende e produzido pela Biônica Filmes, Quintal Digital e Latina Estudio, o longa é uma coprodução com Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento e Paramount Pictures. “Trazer para as telonas [Turma da Mônica – Laços] talvez tenha sido o projeto mais difícil e emocionante de uma vida inteira. Estamos fazendo um filme lindo com muito amor, carinho, respeito, dedicação e emoção. E nada disso seria possível sem a confiança do Mauricio e sua equipe, da produção, da nossa equipe maravilhosa, de um elenco incrível e principalmente por essas quatro crianças extraordinárias que encarnaram e deram vida aos personagens mais amados do Brasil”, disse o diretor Daniel Rezende, falando à imprensa em Poços de Caldas.

Cena gravada em Poços de Caldas: filme será lançado em 2019

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *