sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Mais de 50 produtores no ‘Gulosos & Curiosos’

Mais de 50 produtores no ‘Gulosos & Curiosos’

Mais de 50 produtores no ‘Gulosos & Curiosos’

 

Mais de 50 empreendedores já confirmaram presença e estarão expondo seus produtos no Gulosos & Curiosos desta semana que se inicia, nos dias 14 (a partir das 18 horas) e 15 (a partir das 16 horas) de novembro, na Feira do Produtor – Avenida Perimetral, em frente a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. O total de empreendedores pode subir ainda mais nos próximos dias.

O evento é considerado o maior festival de gastronomia artesanal e ambulante da região.

Henrique Torres, que idealizou o evento anos atrás, entrevistou para o programa “Questão de Oportunidade” (88+FM) alguns participantes do “Gulosos”, dentre eles as produtoras e sócias Tereza e Luciana, “as meninas da tapioca”, como são conhecidas.

Ambas começaram contando que a tapioca vem da fécula da mandioca hidratada; algo simples, porém, trabalhoso para virar o produto final. Lembraram que a mandioca e a tapioca não contêm glúten e é indicada, por exemplo, para quem faz academia ou exercícios por ser muito saudável. Originária do Nordeste, a tapioca hoje já é vendida em todo o Brasil.

Luciana é de Tapiratiba, morou em Jundiaí, formou-se em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, passou por dificuldades financeiras e pessoais, mas, a partir de 2017, descobriu na produção da tapioca uma oportunidade de negócio em São José do Rio Pardo.

Tereza, por sua vez, é terapeuta ocupacional, porém trabalhou em banco, correio, farmácia etc; exerce, entretanto, ainda hoje a profissão na qual se formou. Sendo cearense, já tinha bastante familiaridade com a tapioca desde a infância.

Tereza e Luciana decidiram unir esforços e compraram um carrinho para venda de tapioca, que começou no Jardim Aeroporto dois anos atrás e depois foi para outros lugares. Produzem tapioca com recheio doce ou salgado, de sabores bastante variados, e agora também oferecem cachorro quente e outros produtos.

Sabor de Casa

Fábio Ferrarezi, do “Sabor de Casa”, é outro participante confirmado no “Gulosos” dos dias 14 e 15. Ele começou a envolver-se com alimentação aos 15 anos quando trabalhou de garçom numa lanchonete da cidade, indo depois para a cozinha. Exerceu outras funções, inclusive em rádio comunitária, e hoje trabalha como operador de empilhadeira na Nestlé.

Ele conta que, em acordo com sua esposa e após o nascimento da segunda filha, ambos decidiram que ela (esposa) ficaria cuidando das filhas e não mais trabalhando fora. Para suprir, porém, as necessidades financeiras, optaram fazer uma cozinha industrial na própria casa para a produção do frango assado “Sabor de Casa”. Outros produtos vieram em seguida, mas o carro-chefe continua sendo o frango assado.

“Agora o pessoal está adorando a panceta recheada com presunto, muçarela, calabresa e azeitona. Trabalhei um tempo também com marmitex, mas hoje estamos focados em lanches e nos assados”, comentou Fábio, revelando que estará levando lanches grandes e especiais, voltados para toda a família, no “Gulosos”.

Ele e a esposa trabalham no sistema delivery (entrega a domicílio), mas no evento dos dias 14 e 15 terão local próprio para atender aos clientes.

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *