Início / Cidade / Guarda Mirim de Rio Pardo oferece oficinas a jovens
Grupo de teatro se apresenta em escolas e instituições do município (Foto: Reprodução Facebook)

Guarda Mirim de Rio Pardo oferece oficinas a jovens

Projetos envolvem oficinas de inglês, português, informática, teatro, dança e música.

Grupo de teatro se apresenta em escolas e instituições do município (Foto: Reprodução Facebook)
Grupo de teatro se apresenta em escolas e instituições do município (Foto: Reprodução Facebook)

Engana-se quem acha que a Guarda Mirim de São José do Rio Pardo se resume aos aprendizes que trabalham na Zona Azul. A instituição oferece muitas outras atividades aos aprendizes e a qualquer jovem da cidade que tenha interesse em frequentar uma das oficinas.

A Guarda mantém projetos para adolescentes de 16 a 24 anos na própria entidade, como oficinas de inglês, português, informática, teatro, dança e música. Além, é claro, do apoio ao emprego e dos atendimentos com assistente social e psicóloga. Todas as atividades, de acordo com Kátia Fagiolli, presidente da entidade, são oferecidas no horário inverso ao das aulas e podem ser realizadas por qualquer jovem. “O objetivo dos cursos é promover conhecimento, e para que durante esse período eles não fiquem nas ruas, mas que fiquem aqui e tenham esse apoio, inclusive com assistente social e psicóloga.”

Para participar, basta fazer sua inscrição diretamente na Guarda Mirim. “Todos os jovens podem participar, é só vir até a entidade e fazer sua inscrição, tanto no período de férias quanto no período de aulas. Já fizemos divulgação em escolas, mas queremos mais meninos para participar”, informa.

Segundo Kátia, no período de férias escolares os jovens também podem participar, ficando nos dois períodos na entidade. “Os cursos são ministrados na sede de Guarda, que possui salas de aula e um grande galpão. Mas precisamos de mais inscrições para fechar as turmas e dar início.”

Ela informa que nenhuma atividade é cobrada, tudo é absorvido pela Guarda Mirim.

Grupo de teatro

Uma das atividades que está fazendo grande sucesso é o grupo de teatro, que se apresenta em escolas e entidades da cidade. “Esse grupo está apresentando atualmente uma peça que se chama ‘Um conto de fadas diferente’ em entidades e escolas. Esses meninos são os próprios aprendizes que trabalham na Zona Azul durante o período do dia. Alguns fazem faculdade em cursos como Educação Artística, por exemplo, e um deles desenvolveu a peça de teatro juntamente com os outros.”

Apoio ao emprego

A presidente da entidade informa, ainda, que atualmente cerca de 60 aprendizes trabalham na Zona Azul e em empresas. Todos recebem salário e os benefícios de um trabalhador normal. “A Guarda faz uma ponte com as empresas, pedimos inclusive que os empresários e comerciantes venham até aqui porque temos meninos muito bons para trabalhar. Podem contratar através da Guarda ou diretamente com eles. Tem meninos excelentes, muitos deles cursando faculdade. Agora estamos na época de Natal e muitos comerciantes podem precisar.”

Informações

Facebbok: Guarda Mirim Rio Pardo

Telefone da sede: 3608-4378

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Prova dos inscritos no concurso de São José do Rio Pardo será dia 27

Prova dos inscritos no concurso será dia 27 Um grupo de candidatos fará a prova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *