sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / ‘Fique Sabendo’ agitou a cidade no domingo

‘Fique Sabendo’ agitou a cidade no domingo

‘Fique Sabendo’ agitou a cidade no domingo

Houve também testes para detectar sífilis e HIV, feitos por alunos da Fundação

 

Cerca de 300 pessoas ou mais participaram no último domingo, dia 2, da 1ª Corrida e Caminhada Fique Sabendo, cuja concentração ocorreu no estacionamento do Tartarugão. Paralelamente, ocorreram também testes gratuitos para detectar eventuais portadores de sífilis e HIV, com orientações passadas aos interessados.

O médico infectologista Marcelo Galotti enalteceu a junção da saúde com o esporte, lembrando que são fatores que sempre andam juntos. Por isso, destacou a importância dos preparativos feitos pelos órgãos responsáveis pelas duas atividades daquele domingo. Quanto à AIDs, disse que todos os indicadores mostram que a doença caminha para um estágio considerado “sob controle” no mundo todo graças, não apenas graças aos novos medicamentos, mas também ao aumento da conscientização das pessoas – embora os mais velhos ainda tendam a não usam preservativos.

A enfermeira Gisele Flausino, por sua vez, explica que o objetivo do evento foi chamar a atenção das pessoas para que atentem para as doenças sexualmente transmissíveis e façam os testes. A iniciativa foi uma parceria da Vigilância Epidemiológica através do programa IST Aids, Secretaria Municipal da Saúde e DEC (que organizou a parte esportiva).

Foram disponibilizados kits para 300 inscritos de São José do Rio Pardo, mas Gisele assegura que também houve muita procura por parte de interessados da região, os quais queriam participar. A prioridade, entretanto, foi para quem mora no município. Houve entrega de troféus e medalhas para os primeiros colocados na corrida.

HIV e sífilis

Foram efetuados testes rápidos de HIV e sífilis. Além disso, alunos do curso técnico de enfermagem da Fundação Educacional e alunos do curso de Nutrição da Unip fizeram a parte da orientação, até porque de 2017 para 2018 houve um aumento significativo de casos de sífilis em São José, assim como de HIV.  E, neste último caso, os pacientes precisarão fazer tratamento para o resto da vida.

Para Gisele, esse aumento pode ser decorrente do fato de que muita gente já não está mais preocupada em usar o preservativo e, assim, se expõe a riscos cada vez maiores de adquirirem as doenças. “Com isso, tem aumentado os grupos de risco na cidade”, confirmou a enfermeira. “As pessoas têm negligenciado, achando que não irá acontecer com elas”.

A prevalência dessas doenças, segundo ela, aumentou em 2018 entre os homens  e, de forma particular, entre os mais jovens. Por esse motivo os responsáveis pelo Dezembro Vermelho têm estado focados na prevenção das duas doenças e esse serviço, agora, tem ainda como preocupação a dengue – por conta das condições climáticas de sol forte e chuva, favoráveis à proliferação do mosquito causador da doença.

Professores

Vários professores estiveram presentes e participaram como atletas. Dois deles, Alexandre Chiconello e Filipinho Scaramelli, apoiaram a iniciativa dos responsáveis pelo evento em unir a prestação de serviços gratuitos na área da saúde à prática esportiva da caminhada, da qual já são praticantes há longo tempo. Argumentaram que isso deve ser feito mais vezes para que a conscientização das pessoas aumente ainda mais no município, contribuindo assim para a redução das doenças em geral.

Henrique Prevital, coordenador de esportes da AAR, foi outro a opinar sobre o evento. Disse que procurou levar ao Tartarugão um bom número de atletas que rotineiramente já praticam esportes, por considerar importante iniciativas como as que ocorreram domingo.

FOTOS

Momento de alongamento dos participantes antes da largada, em frente ao Tartarugão

Houve prestação gratuita de serviços de saúde aos que procuraram por este atendimento

 

BOX

Coleta de exames é normalizada

Através da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde assegurou ontem (7) que a suspensão do serviço de coleta de exames, ocorrida na manhã do dia anterior no Laboratório Municipal, aconteceu só naquele dia. Assegurou ainda que ela se deu em função de questões internas, que já foram solucionadas.

 

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *