quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Cidade / FEUC se destaca em pesquisas esportivas

FEUC se destaca em pesquisas esportivas

FEUC se destaca em pesquisas esportivas

Evento em Ribeirão Preto seleciona os melhores trabalhos em educação física

 

Nos dias 19 e 20 de outubro estiveram em Ribeirão Preto, participando do XVI Encontro de Medicina Esportiva, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, os professores do curso de Educação Física da FEUC, Henrique Miguel e Marcus Vinícius de Almeida Campos, além do ex-aluno do curso de bacharel em Educação Física, Cleber Wellington Abade.

O evento contou com a presença de grandes nomes da medicina esportiva brasileira, que ministraram cursos sob as temáticas: Nutrição Esportiva; Fisiologia e Medicina do Exercício e do Esporte na Prescrição de Treinos; Fitness: exercícios em Academias e Clubes; Traumas no Esporte; Treinamento na Mulher e Tecnologia e Ciência no Esporte.

Ainda dentro do encontro, visando incentivar a produção científica brasileira, além da discussão e atualização dos principais temas ligados à medicina esportiva, foi realizado o X Prêmio Galeno, onde as quatro melhores pesquisas foram selecionadas para etapa final.

Das quatro pesquisas finalistas, três contavam com a participação dos professores da FEUC Marcus Vinícius de Almeida Campos e Henrique Miguel. Duas delas foram realizadas na própria instituição, ambas sob a orientação do Prof. Marcus, no curso de Bacharelado em Educação Física e com os alunos de graduação, tendo como autores os ex-alunos Cleber Wellington Abade e Lucas Cassuci Boaro.

 

Pesquisa de Cleber

A pesquisa realizada por Cleber Abade, que além da orientação do Prof. Marcus Vinícius contou com a co-orientação do Prof. Henrique Miguel era intitulada: Perfil Dermatoglífico em árbitros de futebol, recebendo vários elogios da banca examinadora, que destacou a ousadia do autor em pesquisar e apresentar uma temática que gera bastante polêmica na área acadêmica.

A pesquisa acabou ficando com a 3º colocação geral entre todos os trabalhos inscritos, após análise do resumo, apresentação em pôster e apresentação oral.

 

Pesquisa de Lucas

Já a pesquisa realizada pelo aluno Lucas Boaro, sendo apresentada pelo seu orientador e professor na FEUC, Prof. Marcus Vinícius de Almeida Campos, intitulada: Incidência de lesões musculoesqueléticas em lutadores de artes marciais mistas, foi considerada a segunda melhor pesquisa apresentada no evento, sendo destacado a capacidade do professor e do aluno conseguirem realizar um trabalho de tal relevância de maneira simples e de baixo custo.

 

Professores avaliam

O professor Marcus Vinícius de Almeida Campos destacou que o excelente resultado e aceitação dos trabalhos da FEUC deixam a grata sensação de dever cumprido e a se cumprir, que é o de se ensinar nos cursos de graduação baseado em evidências científicas sólidas, e não tornar o aluno um simples replicador de metodologias.

“É necessário formar profissionais com contínuo interesse pela descoberta, que sejam eternos pesquisadores em suas áreas de atuação, buscando de maneira humanista o melhor para a sociedade”, disse ele.

De acordo com o professor Henrique Miguel, muitos alunos ainda não entendem o real significado da pesquisa científica, pois, em nenhum momento das suas vidas acadêmicas foram instruídos a tal.

“O resultado que conseguimos me deixa muito feliz e nos faz repensar a graduação. Nas faculdades menores temos uma dificuldade enorme de buscar algo novo na pesquisa, por fatores como a carência de financiamentos, falta de interesse dos alunos e baixa valorização e incentivo aos docentes pesquisadores. Neste evento específico, poderíamos ter conseguido um resultado melhor, porém infelizmente, sofremos com o conservadorismo excessivo de alguns avaliadores, que talvez, pelos seus anos de cadeira, preferem não se abrir a novas ideias. O trabalho do Cleber (Abade) mostrou isso. Avaliar componentes genéticos através da dermatoglifia pode ser uma temática polêmica, contudo, todas novas pesquisas precisam causar um determinado impacto para mostrarem que a ciência evolui”, finaliza.

Cleber Abade, ao centro, foi autor da pesquisa sobre perfil dermatoglífico em árbitros

 

 

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *