Início / Cidade / Cozinheiros da Educação: Janaina Rueda chefia mudança em merenda
O secretário da Educação, professor José Renato Nalini, participa de evento de divulgação do dados do Saresp 2015, que contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin. Data: 02/05/2016. Local: São Paulo/SP Foto: Daniel Guimarães/A2IMG

Cozinheiros da Educação: Janaina Rueda chefia mudança em merenda

Nova alimentação deverá chegar a todas as escolas do Estado somente no próximo ano

Merendeiras recebem treinamento da chef Janaina Rueda

A alimentação passou a ter “cara nova” nas escolas estaduais de São Paulo, mas deve atingir as diretorias de ensino do interior, incluindo a de São João da Boa Vista, somente em 2018. A chef Janaina Rueda, uma das mais respeitadas profissionais de gastronomia do Brasil e que é casada com o chef rio-pardense Jefferson Rueda, gerenciou a mudança no cardápio, dentro de amplo projeto da Secretaria, chamado ‘Cozinheiros da Educação’.

O projeto continua este ano. A proposta da Secretaria é oferecer às crianças e jovens matriculados em mais de 2.000 escolas estaduais – que fazem parte da distribuição da alimentação centralizada – uma refeição nutritiva, equilibrada e apetitosa.

A mudança começou ainda nas férias de julho, com os estudos para a criação de 10 novos pratos, pensados e elaborados pela chef Rueda. Estes pratos têm a característica de serem sempre preparados com alimentos in natura, frescos. A lista inclui receitas com peixe, frango e carne bovina. Na elaboração, foram considerados o paladar dos estudantes e as taxas nutricionais necessárias para cada refeição. Estrogonofe, refogado de carne moída, macarrão com sardinha e até uma opção vegetariana estão no menu.

Com a substituição de produtos enlatados de origem animal, a partir de agora, só vão entrar nas cozinhas destas escolas alimentos frescos e prioritariamente integrais. Os alimentos enlatados serão substituídos gradativamente, já que muitas escolas têm estoques. A adesão dos alunos e a aprovação dos pais motivou a Secretaria a continuar e expandir a iniciativa.

Por se tratar de uma rede com cerca de 5.000 escolas, espalhadas por 91 Diretorias de Ensino, a Secretaria também organizou um plano estratégico para formação e profissionalização de merendeiras e empresas terceirizadas. Afinal, serão elas as responsáveis pela produção diária dos pratos. Por isso, na fase já estabelecida, mais de 2.000 profissionais da capital receberão cursos teóricos e práticos com técnicas de preparo.

Após a turma inicial de 210 merendeiras, treinadas no ano passado, as demais passarão por cursos no primeiro e segundo semestre de 2017. Quem está à frente desse treinamento é a própria Janaina Rueda, com auxílio da equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DEAA) da Secretaria.

Receitas

As 10 receitas elaboradas pela chef Janaina Rueda estão na página da Secretaria da Educação na internet: educacao.sp.gov.br. Outras receitas variadas e que podem ser preparadas com os alimentos fornecidos pela Educação também estão disponíveis online. Na página, tanto aqueles que preparam a merenda quanto os alunos e professores podem avaliar a receita no cardápio interativo.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

 

 

 

 

 

 

 

Confira também

Festa dos 35 anos da Cidade Livre FM na AAR

Festa dos 35 anos da Cidade Livre FM na AAR Os 35 anos da Cidade ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *