sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Concurso inicia escolha dos melhores cafés

Concurso inicia escolha dos melhores cafés

Concurso inicia escolha dos melhores cafés

“Copa do Mundo do Café”, como é comparado, acontece até este domingo em Guaxupé

Começou segunda-feira (15) a etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, principal concurso internacional de avaliação de cafés especiais. Neste ano, o evento acontece em Guaxupé (MG). Considerado a Copa do Mundo do Café Especial, o concurso conta com a presença de 29 juízes de dez países, que já começaram a provar 77 amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional, realizada em Varginha (MG). O evento termina neste domingo, 21 de outubro.

O júri é composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes vão degustar, avaliar e atribuir uma nota para cada uma das amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca).

Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil, inclusive São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.

Avaliações

Na segunda-feira, as atividades começaram na sede da Assoxupé, com uma reunião da BSCA com os juízes. Foi feita uma apresentação sobre o cenário do café no Brasil e em Minas Gerais e definidos os detalhes do concurso. Na sequência, os avaliadores começaram o procedimento que eles chamam de calibragem, no qual provam alguns cafés e alinham percepções.

Edmilson Generoso, um dos responsáveis pelas avaliações, explica que, na calibragem eles verificam diferentes aspectos do café, como, por exemplo, se é limpo, doce, sabores encontrados, acidez e doçura. É feita uma avaliação sensorial completa.

Entre os muitos atributos avaliados, estão: Fragrância\Aroma, Uniformidade, Ausência de Defeitos, Doçura, Sabor, Corpo, Finalização e Equilíbrio. A pontuação de cada atributo de qualidade é somada, subtraindo-se a pontuação dos defeitos. Desta forma se obtém a pontuação total do café.

FOTO Crédito Fábio Carvalho

Juízes fazem avaliação olfativa dos cafés selecionados para a etapa internacional

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *