sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Colégio Unigrau irá lançar mais um livro

Colégio Unigrau irá lançar mais um livro

Uniescritores

 

O Colégio Unigrau de São José do Rio Pardo está terminando os preparativos para o lançamento do livro “Desconectando para conectar”, mais uma obra do projeto Uniescritores. A data já está marcada, será na manhã do próximo sábado, dia 22, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada atrás da Igreja Matriz de São José, centro.

Assim como nos anos anteriores, o evento contará com várias apresentações e uma sessão de autógrafos que será concedida pelos jovens autores.

Segundo informações do Unigrau, haverá show de mágica, apresentação circense e quatro apresentações de flauta dos alunos de música do 2º, 3º, 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I. Ao final, o coral dos alunos do Colégio cantará uma música relacionada ao tema do livro.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Mariana Panizza Locatelli, todo o trabalho, elaboração e finalização do livro tem como objetivo fazer com que a criança não perca os laços afetivos em detrimento dos avanços tecnológicos. “Ou seja, a intenção é fazer com que as crianças se desconectem, um pouco, dessa tecnologia para se conectarem ao que realmente importa, que são as pessoas que estão ao seu redor, no caso à família e os amigos”, disse ela.

Para chegar ao resultado final, a coordenação e professores do Colégio Unigrau fizeram um trabalho de resgate das brincadeiras antigas. O resgate foi feito por meio de uma pesquisa realizada com os pais e também pelo levantamento feito a partir da troca de cartas realizada entre alunos e os seus respectivos avós. Nestas cartas, eles contaram aos seus netos como foram as suas infâncias e quais eram as brincadeiras da época. “A partir desses relatos, os alunos começaram a conhecer e a experimentar algumas dessas brincadeiras, que passaram a ser atuais para eles”.

A diretora do Colégio Unigrau, Maria Olívia Roxo Nobre do Amaral Mesquita, a Marolinha, explicou que o livro deste ano possui duas capas diferentes. Segundo ela, com o apoio e supervisão das professoras Elaine Lofrano e a Tatiane Brusk, os alunos do 3º ano produziram duas histórias diferentes sobre o mesmo tema; “são histórias interligadas e que avançam, página por página, até que elas se encontram no meio do livro”.

Disse que o Uniescritores surgiu em 2015 como um projeto incentivador à leitura e à escrita. O primeiro livro do projeto, “Superlivro dos Heróis”, foi lançado no ano seguinte com a ajuda de uma mãe de aluno e também de vários outros parceiros. “Foi um sucesso tanto pela ousadia quanto pela qualidade dos textos produzidos pelos alunos. O livro foi comercializado e com o dinheiro arrecadado criou-se um fundo para financiar a produção da obra de 2017, que foi o ‘Plantando um mundo melhor’, que teve como tema principal as questões ambientais e a preservação”, lembrou Marolinha.

Já neste ano, os autores vão falar sobre a importância de estar conectados à coisas que parecem simples, mas que na verdade são de suma importância, como os momentos junto à família e dos amigos. “É desconectar-se do mundo virtual para conectar-se ao mundo real,” disse a diretora.

Participaram da produção dos textos e das ilustrações 40 alunos do 3º do Ensino Fundamental. “Importante ressaltar que os jovens autores acompanharam todo o processo de confecção do livro, da escrita e ilustração, parte gráfica com a gravação das chapas, impressão e encadernação do livro”, disse Mariana.

Segundo a coordenadora do projeto, o 3º ano é quando a criança está terminando o processo de alfabetização, é o momento em que os estudantes passam a dominarem essas duas técnicas.

Por fim, Mariana informou que o livro deste ano também será comercializado a R$ 30,00 cada. Assim como nos anos anteriores, o dinheiro arrecadado será utilizado para o financiamento do livro que deverá ser lançado em 2019.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *