Início / Cidade / Ainda indefinida a campanha contra a raiva animal

Ainda indefinida a campanha contra a raiva animal

Única informação recebida pela Zoonoses é que vacinação pode ocorrer em novembro

 

Foto ilustrativa - Domínio  Público
Foto ilustrativa – Domínio Público

A médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Maria Ângela Dal Bon Salvadori, disse que o único informe recebido do governo estadual é que os municípios precisam estar preparados para a segunda quinzena de novembro. Como a vacina anterior foi aplicada em agosto de 2014 e tem validade para 12 meses, causou estranheza nos responsáveis por esse serviço em vários municípios essa dilatação de prazo para a campanha de 2015.

Maria Ângela esclarece, porém, que faz parte da posse responsável dos animais a incumbência da vacinação por parte dos proprietários. Assim, tendo ou não a campanha estadual, o proprietário é responsável pela vacinação de seu animal, ou seja, ele precisa procurar uma clínica veterinária e pagar para que a vacina seja aplicada, já que a mesma não é considerada cara.

“O que não recomendo são as vacinas aplicadas em casas comerciais, nem a compra delas para serem levadas para casa porque aí não se tem a garantia de que o animal ficará imunizado”, ressalvou Maria Ângela.

Ela disse que, até onde sabe, não houve caso oficial confirmado de raiva no último ano, no município. Lembrou, porém, que a raiva mata e que há morcegos contaminados em vários lugares do país, os quais podem atacar os animais e causar-lhes a morte, caso não estejam imunizados.

Afirmou também que no posto fixo de vacinação da Unidade II do Centro de Controle de Zoonoses ainda há algumas doses disponíveis, mas seu vencimento ocorrerá em outubro. A unidade funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Amigos do Rio Pardo: grupo lançará Jornada de Negócios na FER

JONN será promovido pelas empresas 88 Mais FM, Difusora AM e Gazeta do Rio Pardo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *