quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Pai acusa hospital de negligência após morte da filha em tomografia
Pulseira na mão da jovem indicava que ela era alérgica antes de tomografia (Foto: Reprodução / EPTV)

Pai acusa hospital de negligência após morte da filha em tomografia

“Ela entrou com uma pulseira no braço em vermelho escrito ‘alérgica'”, diz pai.
Vera Cruz informou que família não havia confirmado alergia ao contraste.

Pulseira na mão da jovem indicava que ela era alérgica antes de tomografia (Foto: Reprodução / EPTV)
Pulseira na mão da jovem indicava que ela era alérgica antes de tomografia (Foto: Reprodução / EPTV)

A família da estudante de 18 anos Petra dos Santos Heleno acusa o Hospital Vera Cruz, de Campinas (SP), de negligência, após a jovem ter morrido ao receber contraste de iodo em um exame de tomografia. Nesta quarta-feira (18), o pai, Paulo Roberto Gomes Heleno, confirmou que relatou ao hospital sobre as alergias da filha e que, inclusive, ela entrou com uma pulseira identificando a restrição.

“É uma negligência que trouxe a morte de uma família. Não é só a paciente que morreu. Nós estamos todos meio mortos com isso (…) Eu espero que a morte da minha filha não seja em vão”, afirma o pai.

Petra havia sido internada para fazer o exame após caroços aparecerem no pescoço e ter febre. Ela chegou a ser medicada por outros médicos com antibióticos antes de procurar o hospital, segundo o pai. Ao se consultar com um otorrinolaringologista do Vera Cruz, o especialista receitou a tomografia. Na sexta (13) ela foi internada para o exame, que só aconteceria no sábado (14).

“A gente colocou [na ficha] que ela tinha alergia a ácaros, poeira e pelo de cachorro. E que nós havíamos feito um exame e ela tinha apresentado um alto grau de alergias. Só que não aparecia alergia ao iodo, mas nós colocamos que ela tinha alergia, tanto que, quando ela entrou para o centro radiológico, ela entrou com uma pulseira no braço em vermelho escrito ‘alérgica'”, conta o pai.

Petra sofreu um choque anafilático após receber o contraste de iodo e chegou a ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas teve a morte cerebral confirmada na última segunda-feira (16).

O Hospital Vera Cruz informou, na segunda, que a jovem e a família não tinham o conhecimento de que ela era alérgica ao contraste iodado que seria usado no procedimento. Disse, ainda, que ao notar as primeiras reações de um possível choque anafilático, imediatamente a paciente foi socorrida por um especialista e transferida para uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e submetida a todos os cuidados possíveis.

Pulseira indicava alergia
Apesar da indicação de alergia na ficha preenchida pela família, mesmo sem constar iodo, e da pulseira vermelha no braço direito, o pai questiona que o hospital não adotou nenhum procedimento diferente do habitual, como uma medida alternativa ou preventiva.

“Acho que a negligência do hospital está no momento em que, não se sabendo que era alérgica e apresentando um quadro de alergias, deveria ter sido adotado, por precaução, o mesmo procedimento de quem apresenta a declaração de ser alérgico. Existe essa possibilidade. Existe o contraste sem o iodo. Existem outras possibilidades que não foram levantadas”, revolta-se o pai.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *